Veículos e Tecnologia

BMW i3, primeiro elétrico da marca alemã, terá produção encerrada em julho

29/01/22 17h41, atualizada em 29/01/22 18h33
BMW i3, primeiro elétrico da montadora

Crédito da imagem: Art Konovalov/Shutterstock

Após nove anos e 250 mil unidades vendidas, a BMW resolveu encerrar a produção do i3. O subcompacto, primeiro elétrico da marca alemã, surgiu em 2013 e foi um dos modelos a bateria mais populares no mundo no meio da década passada, vencendo o prêmio de Carro do Ano em 2014.

De acordo com a publicação britânica Autocar, que teve acesso a uma fonte interna da BMW, a última unidade do i3 será entregue em julho. Em seu lugar na fábrica de Leipzig (Alemanha), onde atualmente é produzido, entrará a linha de montagem do novo Mini Countryman. A fabricação da terceira geração do SUV terá início ainda no segundo semestre.

Indiretamente, o BMW i3 será substituído pelo iX1, a terceira geração do X1, que agora será elétrica. A princípio, o futuro SUV seria fabricado em Debrecen (Hungria), mas por conta de atraso nas obras, a produção foi transferida para a fábrica da BMW em Regensburg, sul da Alemanha. A base para o novo modelo de entrada será a Faar, inspirada na UKL (a plataforma na qual foi montado o X1), porém adaptada para as tecnologias de motorização elétrica.

História

Desenhado por Richard Kim, mesmo autor do Faraday Future e do i8 Spyder, o BMW i3 foi vendido inicialmente com duas opções: uma versão com motor elétrico único e outra com extensor de alcance, que combinava bateria e propulsão a gasolina de 647cc. Nos dois modelos, o carro trazia bateria de 22,2 kWh e potência máxima de 168 cv.

Uma reestilização em 2017 aumentou a capacidade do BMW i3 para 33,3 kWh. No mesmo ano, foi lançado o i3 S, modelo de alta performance com potência de 181 cv.

O melhor resultado de vendas ocorreu em 2019, com 39.501 unidades comercializadas. Atualmente, no Brasil, o modelo custa a partir de R$ 338.950.

Imagem: Art Konovalov/Shutterstock

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Tags