Quem gosta de astronomia, vai amar acompanhar as fotos da Nasa divulgadas pelo projeto Astronomy Picture of the Day (APOD). Todos os dias, uma imagem ou fotografia é publicada junto com uma explicação escrita por um astrônomo profissional.

No site do projeto, mantido pela NASA e pela Universidade Tecnológica de Michigan, você encontra imagens de estrelas, buracos negros, berçários, planetas, galáxias, nebulosas, cometas, asteroides, astronautas e tecnologias espaciais.

Recentemente, o APOD voltou a ganhar visibilidade com o compartilhamento de imagens nas redes sociais. Isso porque os usuários encontraram a foto publicada no dia, mês e ano de seu nascimento e dividiram com os seguidores o que resultado.

No entanto, é importante destacar que a imagem publicada não necessariamente foi tirada no mesmo dia. Também é válido destacar que as fotos podem aparecer mais de uma vez no histórico do projeto. Ainda assim, é uma brincadeira divertida explorar o universo pela internet.

publicidade

Infelizmente, os dados só chegam até o mês de junho de 1995. Assim, se você é cringe como eu, não vai encontrar sua data de nascimento ali.

Leia também:

Como buscar imagem da Nasa

Se você quer pesquisar a imagem astronômica do dia de seu nascimento, siga o passo a passo abaixo.

  1. Abra o site do APOD.
  1. Agora, clique em “Calendar” (que significa calendário em inglês):
Como encontrar a imagem do dia do seu nascimento na Nasa
  1. Na próxima janela, encontre o ano (na coluna da esquerda) e o mês (na mesma linha) do ano de seu nascimento:
Como encontrar a imagem do dia do seu nascimento na Nasa

Aqui, vale explicar que as siglas dos meses estão em inglês também. Sendo assim, vou escrever o mês em português e a sigla correspondente em inglês: janeiro (Jan); Fevereiro (Feb), Março (Mar); Abril (Apr); Maio (May); Junho (Jun); Julho (Jul); Aug (Agosto); Setembro (Sep); Outubro (Oct); Novembro (Nov); e Dezembro (Dec).

  1. Na próxima aba, você vai encontrar um calendário parecido com este:
Como encontrar a imagem do dia do seu nascimento na Nasa

Como em agosto de 2021, o mês começou em um domingo, o calendário mostra imagem já no primeiro quadradinho. Assim, basta você saber que cada foto representa um dia e estão em ordem cronológica. Para ver a publicação do dia 20, por exemplo, é só clicar na terceira sexta-feira do mês.

  1. Na maioria das redes sociais, você só precisa copiar e colar a imagem para compartilhá-la com seus contatos. Agora, se preferir, você pode salvá-la também em seu computador. Em ambos os casos, você deve clicar com o segundo botão do mouse em cima da imagem:
Como encontrar a imagem do dia do seu nascimento na Nasa
  1. Por fim, se você estiver navegando no Chrome e quiser traduzir o conteúdo da página, basta clicar com o segundo botão do mouse em cima da página e escolher “Traduzir para o português”:
Como encontrar a imagem do dia do seu nascimento na Nasa

Pronto! Agora, você já sabe como encontrar a foto publicada pela Nasa no dia de seu nascimento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!