O EV6 2022 já tem dado as caras nos EUA, sendo o primeiro de muitos veículos elétricos da Kia a serem construídos na plataforma modular E-GMP – compartilhada com a Hyundai e a Genesis. Com uma aparência limpa, o carro não se parece com a linha atual ou passada da marca.

Sua frente está próxima à de um supercarro, enquanto que sua parte traseira mostra um estilo hatch. Suas dimensões acabam seguindo um sentido próximo às do Tesla Model Y, Volkswagen ID.4, Ford Mustang Mach-E e Hyundai Ioniq 5.

Porém, por ser menor em altura que os demais, o EV6 parece mais longo, mais baixo e mais aterrado. Estamos falando de 289,5 cm na distância entre eixos, 188 cm de largura e 154,4 cm de altura.

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Cinco configurações diferentes do EV6

EV6 parado, de lado
Imagem: Divulgação/Kia

São cinco configurações diferentes que a Kia traz do EV6 para os EUA, em três níveis de acabamento: Light, Wind e GT-Line, além da First Edition, que teve suas 1.500 unidades esgotadas em 11 horas – cada uma a US$ 59.715, ou algo acima dos R$ 316 mil, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas.

A mais básica das opções do EV6 é a Light RWD (tração traseira), com uma classificação de alcance pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) em cerca de 373 km, dotada de uma bateria de 58 kWh (os demais usam uma bateria de 77,4 kWh). Seu preço sugerido nos EUA é de US$ 40.900 (quase R$ 217 mil em valores convertidos diretamente).

Detalhe da traseira do EV6 2022
Imagem: Divulgação/Kia

No topo de linha, encontramos o EV6 GT-Line AWD (tração nas quatro rodas), custando US$ 55.900 (cerca de R$ 296 mil) e com uma classificação de alcance EPA de quase 438 km. Esta é a única opção com pneus de 20 polegadas, com as demais trazendo pneus de 19 polegadas.

Quase 500 km de alcance

O maior alcance de condução da linha é compartilhado por dois modelos, o RWD EV6 Wind e o RWD EV6 GT-Line, ambos com um alcance classificado pela EPA de quase 499 km por carga. Suas versões AWD diminuem o alcance para 441 km.

Carro correndo em uma estrada
Imagem: Divulgação/Kia

O EV6 Light adota um trem de força com 169 cv, com suportes MacPherson na frente e uma suspensão multi-link na traseira (assim como as demais opções). Com 8 segundos, a variante realiza um sprint de 0-96 km/h. Todas as versões AWD do veículo da Kia contam com 324 cv, oferecendo um sprint de 0-96 km/h em 5,1 segundos. Esse tempo aumenta para 7,2 segundos em configuração RWD junto aos 228 cv.

Nas versões AWD, um motor elétrico adicional é usado, alimentando as rodas dianteiras e criando um sistema de tração nas quatro rodas elétrico que pode ligar e desligar para máxima eficiência. As baterias refrigeradas a líquido estão posicionadas entre os eixos dianteiro e traseiro, com um eixo de tração integrado e um motor elétrico traseiro refrigerado a óleo.

Tempos de recarga do EV6

EV6 em frente a uma casa
Imagem: Divulgação/Kia

Para o EV6 de 2022, a Kia promete um tempo de recarga de 10% a 80% em apenas 18 minutos, desde que o carro seja carregado a partir de um carregador rápido DC de 350 kW. Na opção Light, o sistema de transmissão lida com uma arquitetura de carregamento de 400 V. Uma carga completa nesse modelo, por meio de um carregador rápido de 50 W DC, levaria pouco mais de uma hora.

Já uma conexão de 240 V/48 A (algo muito mais possível de se encontrar em residências) deve exigir pouco menos de seis horas para o mesmo resultado. Em casos de configurações padrão em (110 V/12 A), a situação pode complicar bastante (pode demorar dias para uma carga completa).

As opções Wind e GT-Line, por sua vez, usam drivetrains de estilo 800 V. Em termos de carregamento, essas opções do EV6 vão exigir 73 minutos para uma carga completa em uma conexão de 50 W DC, cerca de 7 horas em um plugue de 240 V e 68 horas usando 110 V.

Ilustração da plataforma E-GMP
Imagem: Divulgação/Kia

Muito espaço interno

Por dentro, a cabine do EV6 oferece bastante espaço para a cabeça e as pernas, independentemente da pessoa estar sentada na frente ou atrás. A Kia colocou portas USB e USB-C em todas as áreas de assentos dianteiros e traseiros. Nos modelos Wind e GT-Line, existe uma tomada de 120 V abaixo dos assentos traseiros.

Há um conjunto de câmeras no EV6 voltadas para diminuir a preocupação do motorista com pontos cegos. Por exemplo, quando a seta é acionada, uma transmissão de vídeo ao vivo voltada para trás do espelho lateral aparece no painel de instrumentos do motorista.

Cabine do EV6 da Kia
Imagem: Divulgação/Kia

Além disso, o veículo conta com uma série de 21 recursos ADAS (assistência ao motorista) diferentes. Incluindo câmeras de visão traseira para estacionamento, assistência de manutenção de faixa, avisos de saída de faixa, faróis altos automáticos e prevenção de colisão frontal. O EV6 oferece um Nível 2 de autonomia com seu Highway Driving Assist 2.

Uma unidade de display de navegação com tela sensível ao toque TFT colorida de 12,3 polegadas montada está configurada no console central. Ela oferece rádio AM/FM/Sirius rodando através de um sistema de som Meridian, conectividade Bluetooth, um ponto de acesso Wi-Fi e Android Auto/Apple Carplay.

Detalhe de painel do veículo
Imagem: Divulgação/Kia

O veículo conta com um sistema de frenagem regenerativa selecionável, com diferentes níveis de regeneração dependendo do tipo de condução. A Kia usa as pás do volante para percorrer as cinco configurações de regeneração diferentes: 0,1, 2, 3 e Max, ou I-Pedal.

Outros recursos

Outro destaque no EV6 é uma tela em realidade aumentada (AR), que surge projetada diretamente no para-brisa dianteiro, mostrando a velocidade do veículo, o limite de velocidade da estrada, o status de vários recursos de controle de cruzeiro e as próximas curvas. O motorista também tem quatro modos de condução para escolher: Eco, Normal, Sport e Snow.

Tela AR no EV6
Imagem: Divulgação/Kia

O EV6 2022 também conta com recursos V2L (vehicle to load), semelhante à picape Ford F-150 Lightning, que permitem ao veículo alimentar vários acessórios, ferramentas elétricas de 110 V e diversos utensílios domésticos quando for necessário. Outro recurso que se destaca é o de manobra (opcional no Wind, padrão no GT-Line), que permite ao motorista alinhar o veículo com uma área para estacionar, sair do carro e depois usar o chaveiro para guiar o EV6 remotamente no local.

Veículo da Kia carregando utensílios elétricos
Imagem: Divulgação/Kia

Existem nove opções de cores do EV6 2022 para os EUA, que passam por tons de branco, cinza, azul, pérola, vermelho, preto. Algumas entregas do veículo já devem começar antes de 13 de fevereiro por lá. Para o Brasil, o Kia EV6 está confirmado e já possui, inclusive, unidades em testes de homologação no país. As expectativas são para que o elétrico chegue ainda no primeiro semestre deste ano.

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