As autoridades pretendem impor novas restrições às criptomoedas na Rússia. Pelo menos é o que indica um relatório oficial do banco central divulgado na última sexta-feira (28). A ideia, no entanto, não é proibir por completo a negociação e mineração de ativos digitais.

A iniciativa ganhou força após a pressão do governo para regular a negociação e a extração de criptoativos, uma prática que além de gerar um consumo elevado de energia, levantou preocupação nas autoridades pelo potencial de causar instabilidade econômica no país.

O próprio presidente Vladimir Putin interviu e solicita que seja encontrado um consenso entre os envolvidos no caso, que inclui os ministérios das finanças, economia, o serviço de segurança nacional e o banco central.

Criptomoedas
Rússia vai impor restrições à compra e extração de ativos digitais no país. Imagem: Wit Olszewski/Shutterstock

A proposta prevê, por exemplo, que a compra e venda de criptomoedas seja fornecida exclusivamente por bancos russos. Uma forma encontrada para dificultar que corretoras estrangeiras ofereçam seus serviços na Rússia (ainda que possam obter licença caso desejem atuar no país). 

publicidade

Por ora, o vice-primeiro-ministro Dmitry Chernyshenko confirma que o documento recebeu apoio de todos, menos do banco central russo. Que sugere adotar, segundo comunicado oficial, medidas ainda mais duras contra as criptomoedas:

“É necessário preparar uma lei federal estabelecendo a proibição da emissão e circulação de moedas digitais privadas no território russo e também determinar a responsabilidade pela violação dessa proibição”.

Para Elizaveta Danilova, chefe do departamento de estabilidade financeira do banco central, a posse de ativos digitais, entretanto, não deve ser proibida.

Leia mais:

Os analistas de mercado, por sua vez, apontam que os planos da Rússia, apesar de limitar os riscos na economia, podem prejudicar o desenvolvimento tecnológico do setor financeiro no longo prazo, visto que a tendência é que as moedas digitais continuem ganhando força pelo mundo, inclusive no Brasil.

O Ministério Digital russo também reforça que as restrições podem “diminuir drasticamente” o ritmo de desenvolvimento de toda a indústria local de TI, já que inúmeros projetos de criptomoedas têm origem russa.

Por enquanto, o banco central indica que está em contato com todas as partes envolvidas e que ainda não há uma decisão oficial sobre o caso.

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!