Coronavírus

Covid-19: 32 milhões de doses da vacina da Janssen estão paradas no Ministério da Saúde

Existem cerca de 32 milhões de doses da vacina da Janssen paradas no Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. As doses estocadas representam aproximadamente 77% de toda entrega feita pela farmacêutica, somada a doação de 3 milhões de doses dos Estados Unidos.  

O Ministério da Saúde apontou que recebeu 41 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen e que distribuiu 9 milhões de doses aos estados. “Entes federados solicitaram à pasta a suspensão do envio dos imunizantes, devido a saturação da Rede de Frio. Com isso, 31,7 milhões de doses estão armazenadas no Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos do Ministério de Saúde e poderão ser prontamente distribuídas quando solicitadas pelos estados”, explicou a pasta sobre as doses paradas.

Leia também!

Porém, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) informou que não possui conhecimento sobre “qualquer solicitação dos estados pela distribuição de determinado fabricante em detrimento a outro”.  

A vacina da Janssen possui autorização apenas para uso emergencial, ou seja, só pode ser utilizada durante o período de pandemia pela falta do registro definitivo feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, o imunizante não pode ser aplicado em crianças e adolescentes.  

“Importante acrescentar que a maior parte das vacinas em utilização no momento é destinada para doses de reforço, para as quais foi recomendada pelo PNO a utilização preferencial de vacinas de RNA mensageiro”, apontou o Conass.  

Covid-19: 32 milhões de doses da Janssen estão paradas no Ministério da Saúde. Imagem: Shutterstock

Atualmente, o Ministério da Saúde prioriza a aplicação da vacina da Pfizer como dose de reforço e cerca de 80% da população brasileira já foi vacinada com a primeira dose, o que leva a acreditar que as doses da Janssen poderão ser esquecidas nos estoques.  

As doses do imunizante da Janssen devem se manter em temperatura entre -25°C e -15°C para ter um prazo de validade de 24 meses a partir de sua fabricação. Após descongeladas, as doses possuem validade de seis meses se permanecerem em temperatura entre 2°C e 8°C. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Esta post foi modificado pela última vez em 1 de fevereiro de 2022 12:18

Compartilhar
Publicado por
Matheus Barros