A pandemia da Covid-19 mudou a forma de trabalhar de muita gente. Desde a modalidade híbrida, em que o profissional vai parte da semana para a empresa e na outra fica em casa, até o home office, quando o trabalhador mantém as atividades exclusivamente de sua residência. E as novidades acabaram afetando também o aumento no número de chamados para atendimento dos técnicos em tecnologia da informação (TI).

De acordo com um levantamento realizado pela FindUP, empresa especializada em Field Service e suporte de TI em geral, em especificamente 252 companhias brasileiras, a busca por manutenção de equipamentos como computadores, notebooks e infraestrutura da operação aumentou em 142% no ano de 2021 em relação ao ano anterior.

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O setor que mais buscou esse tipo de atendimento com os profissionais em trabalho híbrido ou home office foi o bancário, com um percentual de 54,21%, liderando com folga. Já o setor varejista acabou precisando do atendimento dos técnicos em TI principalmente por causa da Black Friday, somando 17,87% da demanda. Com o bronze do pódio está justamente a área de tecnologia, com 17,56%.

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Saúde ficou em quarto lugar, com 4,75% dos chamados em TI. A pesquisa da FindUP também analisou os dados nos setores de alimentos, aviação, automotivo e de serviços. O levantamento observou ainda que a quantidade de serviços realizados em computadores praticamente quadruplicou em relação ao ano de 2020.

Cliente comprando na Black Friday
A Black Friday aumentou a busca do setor varejista em novembro por profissionais de TI. Créditos: Rawpixel.com/Shutterstock

“Isso sugere uma tendência de aumento no reparo de dispositivos físicos, como computadores, notebooks e servidores. A hipótese que justifica tal crescimento é a volta acelerada às atividades presenciais. Mais equipamentos foram instalados nos locais de trabalho, além de que os dispositivos foram mais sobrecarregados nesse período, logo necessitam de mais manutenção”, revelou Fábio Freire, CEO da FindUP.

Freire observou que o home office, no decorrer destes dois anos de pandemia, exigiu que as empresas investissem mais em infraestrutura para que os funcionários realizem suas atividades de forma remota. “60% dos atendimentos realizados pelos profissionais de tecnologia para os bancos são feitos de forma remota. Apenas em casos excepcionais, os técnicos se dirigem até o local de trabalho”, exemplificou o CEO da FindUP.

Além de analisar 2021 como um todo, o levantamento fez o recorte mês a mês do segundo semestre do ano passado. Neste período, quando ocorre, por exemplo, a Black Friday em novembro, a busca por técnicos de informática cresceu aproximadamente 100%. No penúltimo mês do ano, foram totalizados 3.475 atendimentos, contra 1.750 no ano anterior.

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