O jornal norte-americano New York Times (NYT) comprou o jogo de palavras sensação do momento Wordle, que se tornou popular em poucos meses. O inventor do game, o engenheiro de software, Josh Wardle, faturou milhões com a transação, mas o valor exato não foi revelado, apesar da quantia ser possivelmente de sete dígitos. Segundo o criador do jogo, a conquista de milhões de jogadores fez com que o projeto ficasse muito maior do que ele sempre imaginou. 

Fãs criticam compra nas redes sociais 

A compra do jogo de palavras pelo NYT recebeu várias críticas nas redes sociais, principalmente no Twitter. Os fãs estão preocupados com uma possível cobrança que certamente será imposta pelo veículo de comunicação nos próximos dias ou meses. Por enquanto, o Wordle tem download gratuito. 

Mas como o jornal foi o primeiro a criar o sistema paywall para assinantes, em 2011, tudo indica que a aquisição seja um projeto para ampliar o conteúdo digital, com foco na meta de 10 milhões de assinantes até 2025. 

wordle jogo de palavras
O Wordle desafia os jogadores a encontrarem uma palavra de cinco letras em seis palpites; jogo virou febre entre usuários do Twitter.  Imagem: Shutterstock

A possível cobrança gerou comentários críticos no Twitter. Um usuário afirmou que nunca viu o Twitter ficar imediatamente bravo quanto como na compra do Wordle pelo New York Times. 

publicidade

Em outra postagem, o tuíte dizia que o “NYT pegou uma coisa legal e simples que muitas pessoas realmente gostam, um pouco de diversão idiota em nossos tempos exaustivamente sombrios, e deu a entender que eles vão colocar isso atrás de um paywall”. 

Jogo surgiu de brincadeira com a namorada 

O Wordle foi criado por Josh Wardle em uma brincadeira com a namorada Palak Shah, sendo lançado ao público em outubro. Bastaram poucos meses para o jogo se transformar em fenômeno global, conquistando até mesmo celebridades, como Trevor Noah.  

O engenheiro de software foi ao Twitter para agradecer aos usuários por compartilharem histórias comoventes sobre o efeito que o jogo teve em suas vidas e relacionamentos, acrescentando que estava “emocionado” com a aquisição. 

Leia mais:

Dinâmica do jogo 

Simples e envolvente. Assim é o Wordle, que desafia os jogadores a encontrarem uma palavra de cinco letras em seis palpites. 

Um novo quebra-cabeça é publicado todos os dias e os usuários podem divulgar o tempo utilizado para resolvê-lo em suas redes sociais, ou seja, torna-se uma disputa saudável. 

Inclusive, a forma como a publicação é disponibilizada não atrapalha o jogo de quem ainda está tentando resolver as palavras, sem spoiler. O que vale é a rapidez. No caso do Wordle, a conquista do sucesso seguiu os mesmos passos dos seus jogadores: chegou em alta velocidade.   

Via: The New York Times

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!