Ciência e Espaço

Primeira missão espacial privada da Axiom Space ganha aprovação da NASA

Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues
02/02/22 17h42, atualizada em 03/02/22 10h45

A missão privada que levará uma tripulação civil à Estação Espacial Internacional (ISS) — conduzida pela Axiom Space — ganhou a aprovação geral da NASA e seus parceiros, pouco mais de um mês após a aprovação de testes clínicos obtida ao final de dezembro de 2021.

A missão, intitulada “Ax-1”, contará com Michael López-Alegría, Larry Connor, Mark Pathy, e Eytan Stibbe como seus tripulantes. Embora classificada como uma missão privada (aos moldes da Inspiration4), alguns de seus viajantes têm experiência aeroespacial: López-Alegria já foi ao espaço em três ocasiões, como astronauta da Nasa, e Eytan Stibbe é ex-piloto da Força Aérea israelense.

Leia também

Da esquerda para a direita: Larry Connor, Michael López-Alegria, Mark Pathy e Eytan Stibbe, os tripulantes da missão Ax-1, da Axiom Space, recém-aprovada pela NASA (Imagem: Axiom Space/Divulgação)

O quarteto de viajantes ficará alocado na ISS durante oito dias — período este onde eles realizarão “atividades científicas, educacionais e comerciais”, segundo comunicado veiculado no site da NASA.

“Isso representa mais uma significativa conquista em nossos esforços para estabelecer uma economia na baixa órbita da Terra”, disse Phil McAlister, Diretor de Voos Espaciais Comerciais da NASA. “Eu desejo aos tripulantes da Axiom uma boa viagem, e espero que sua estadia no espaço seja produtiva e proveitosa”.

A natureza dessas atividades, diz a NASA, ainda está pendente de aprovação, mas ainda há tempo para decidir esta parte: a missão Ax-1 tem seu lançamento previsto para 30 de março de 2022, uma quarta-feira.

“O objetivo da tripulação é definir um padrão para todas as futuras missões tripuladas privadas, em termos de preparação e profissionalismo”, disse López-Alegría. “Como comandante, estou orgulhoso do trabalho que esses membros de equipe já vêm desempenhando para estarem prontos para conduzir um trabalho significativo na ISS, e também estou contente de vê-los atingir todos os padrões necessários para todo astronauta que quer voar até a estação”.

Desde agosto de 2021, a tripulação da primeira missão espacial privada da Axiom Space vem treinando em estruturas da NASA e da ESA para se familiarizar com os sistemas de voo e da estação, bem como todas as estruturas científicas que usarão ao longo de sua estadia a mais de 400 km acima da superfície da Terra.

A missão Ax-1 será levantada por um foguete Falcon 9 da SpaceX, a bordo da nave Crew Dragon Endeavour, também da empresa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Tags