A Ferrari atingiu a soma de 11.155 carros vendidos em 2021 (22% a mais do que em 2020), um recorde na história da marca de luxo italiana. Anteriormente, o ano de 2019 havia sido o período em que a Ferrari vendeu mais carros: 10.131 — cerca de 10% a menos do que em 2021.

Surpreendentemente, a Ferrari chegou ao montante sem ter um utilitário — a grande “tendência” no atual mercado automotivo — no portfólio. O cenário deve mudar no fim desse ano, quando a marca italiana pôr no mercado o Purosangue, o que deve aumentar o número de entregas — e, consequentemente, garantir novo recorde à Ferrari.

A marca italiana ainda espera que seu indicador EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) fique entre US$ 1,86 e 1,92 bilhão (aproximadamente R$ 9,8 e 10 bilhões) em 2022, acima dos US$ 1,71 bi (R$ 9 bilhões) obtidos no ano passado.

“Nosso resultado financeiro recorde em 2021 demonstra mais uma vez a força do nosso modelo de negócios”, explicou o CEO da montadora, Benedetto Vigna. “Gerenciamos cuidadosamente uma entrada de pedidos impressionante de acordo com nossa estratégia de buscar crescimento controlado e preservar a exclusividade da marca.”

publicidade

Carros mais vendidos

Os modelos mais vendidos pela Ferrari no ano passado foram o cupê GT Roma e a berlineta híbrida SF90 Stradale, todos V8. A variante Tributo do F8, baseada em plataforma inspirada na 458 Italia, também saiu bastante, mas terá em breve um novo motor V6 296 GTB.

As vendas dos modelos V8 tiveram crescimento de quase 35%, enquanto os V12 recuaram cerca de 16% — principalmente em razão do 812 Superfast ter sido descontinuado durante o ano.

A Ferrari também experimentou crescimento recorde em todas as partes do planeta. Na região que abrange Europa, Oriente Médio e África, o montante de vendas cresceu 14%, totalizando 5.492 unidades. Nas Américas, a alta foi de 22%, subindo para 2.831 unidades, enquanto na China, o crescimento atingiu 97%, somando 899 exemplares.

Imagem: Mike Mareen/Shutterstock (Ferrari F8 Tributo no detalhe)

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!