Um pedido de patente da Mercedes-Benz registrado no escritório de marcas alemãs mostra uma versão de volante com função de ventilação para refrescar as mãos do motorista. Conforme os esboços do documento visto pelo site Carbuzz, a peça do veículo seria capaz de soprar ar através de seu “pote” central.

Basicamente, isso significa que a Mercedes poderia usar um duto para canalizar o ar para uma abertura em algum lugar atrás do volante. Desse local, o ar seria expelido, saindo pelo pote, ao centro da peça que o motorista usa para guiar o carro (provavelmente de pequenas saídas em volta da roda central).

Leia também:

Ilustração da pantente da Mercedes-Benz
Imagem: Reprodução/Carbuzz

O ar sairia através de “superfícies permeáveis ​​ao ar” ou materiais. Talvez, da mesma forma que o tipo de fluxo de ar vem de um assento ventilado, só que vindo do volante, seguindo a ideia da patente da montadora alemã. Como um bônus adicional, esse recurso também pode aquecer a ventilação, de um jeito que o condutor do veículo tenha como configurar.

publicidade
Ilustração mostrando o volante pela lateral e seu recurso de ventilação em funcionamento
Imagem: Reprodução/Carbuzz

Mudança sutil de ventilação

Foi também considerado pela Mercedes-Benz o efeito que um sistema de controle climático pode ter. Então, o fluxo de ar e a temperatura aparecem possíveis de serem configurados de maneira que o motorista não perceba uma mudança clara de temperatura na ventilação através de suas mãos.

Uma das ilustrações da patente
Imagem: Reprodução/Carbuzz

Outra possibilidade é que o sistema possa ser ajustado manualmente, assim como as saídas de ar do seu carro. Neste exemplo, uma alavanca simples controlaria flaps e palhetas, para o condutor decidir quando quer que funcione, sem mais esforço do que apertar um botão.

Finalmente, a montadora incluiu várias maneiras possíveis de ajustar o fluxo de ar de sua invenção, dando ao motorista a oportunidade de ter ar direcionado para uma área pequena ou espalhado por uma área maior. Por exemplo, o ar frio soprando diretamente nas palmas das mãos suadas ou em toda a parte superior do corpo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!