A SpaceX fez na tarde desta quinta-feira (3) seu terceiro lançamento nesta semana. Um foguete Falcon 9 decolou do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 15h13 (horário de Brasília), com 49 satélites da constelação Starlink. O primeiro estágio do foguete (número de série B1061) pousou na balsa autônoma “A Shortfall of Gravitas”, no litoral da Flórida, 9 minutos após o lançamento, marcando a sexta vez que ele foi lançado e recuperado com sucesso.

A missão foi batizada de Starlink-36 (4-7). Os satélites fazem parte do grupo 4-7 e se juntarão aos grupos 4-5 e 4-6, que decolaram do mesmo local em 6 e 19 de janeiro deste ano. A SpaceX já colocou em órbita mais de 2 mil satélites Starlink, dos quais 1.871 estão operacionais, segundo levantamento independente.

publicidade
Esta imagem mostra os foguetes Falcon 9 usados nas missões CSG-2 (ao fundo) e Starlink-36 (4-7) (na frente) em suas plataformas de lançamento
Imagem: SpaceX/Divulgação

A empresa espera ter eventualmente 42.000 satélites em sua constelação, distribuídos em “camadas” ao redor da Terra. Este número é crucial para seu objetivo de oferecer acesso à internet em alta velocidade, e com baixa latência, em qualquer lugar do planeta. 

O lançamento estava originalmente programado para a semana passada, mas foi adiado devido a múltiplos atrasos no lançamento do satélite italiano COSMO-SkyMed 2 (CSG-2), que finalmente decolou nesta segunda-feira (31).

publicidade

Leia mais:

Além da CSG-2, a SpaceX também lançou nesta semana a missão NROL-87, a serviço do Escritório Nacional de Reconhecimento, órgão do governo dos EUA. A decolagem aconteceu nesta quarta-feira (2) às 17h27 (horário de Brasília) a partir da base Vandenberg da Força Espacial dos EUA, na Califórnia.

publicidade

A capacidade de realizar múltiplos lançamentos em rápida sequência é um dos pontos fortes da SpaceX, e o ritmo deve acelerar. Segundo documentos da Nasa, a empresa espera fazer 52 lançamentos neste ano, o que dá um por semana. É a mesma marca atingida pela China, o país que mais lançou em 2021. No mesmo período, a SpaceX fez 31 lançamentos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!