O Brasil acabou de começar a vacinar crianças com idade entre 5 e 11 anos, mas já há planos para entender a imunização para bebês com idades entre 0 e 4 anos. O Ministério da Saúde indicou recentemente para o Supremo Tribunal Federal (STF) a intenção de adicionar as doses da Pfizer para esse público caso o imunizante seja aprovado.

A aprovação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no entanto, ainda deve levar algum tempo. Por enquanto, a farmacêutica já solicitou a autorização de uso emergencial na FDA (Food and Drug Administration), agência regulatória dos Estados Unidos. Apenas após a liberação por lá, que ainda não foi concedida, é que o aval deve ser pedido aqui.

publicidade

Vacina da Pfizer para crianças 

“Em relação à dispensação de vacinas para imunizar crianças de 0 a 4 anos e de 5 a 11 anos, tão logo a farmacêutica obtivesse autorização da Anvisa para imunização desta faixa etária, ela deveria priorizar as entregas para atender àqueles públicos”, diz o documento do Ministério da Saúde entregue ao STF.

Leia também!

publicidade

Enquanto em crianças de 5 a 11 anos a dosagem é de 1/3 da usada em adultos, em menores de 4 anos a quantidade deve ser ainda menor, cerca de 1/10 da utilizada na população com mais de 11 anos. Por conta disso, também vão ser necessárias doses específicas para esse público. Nesse momento, a Pfizer ainda avalia a necessidade de uma terceira dose da vacina para crianças de 0 a 4 anos.

“Em última análise, acreditamos que três doses da vacina serão necessárias para crianças de 6 meses a 4 anos de idade para assim alcançarmos altos níveis de proteção contra atuais variantes e futuras potenciais. Se duas doses forem autorizadas, os pais terão a oportunidade de iniciar uma série de vacinação COVID-19 para seus filhos enquanto aguardam a possível autorização de uma terceira dose”, explicou Albert Bourla, presidente da Pfizer, durante o anúncio.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!