Uma função beta do Google Messages pode resolver um antigo problema com emojis em chats por SMS entre usuários de iOS e Android. Atualmente, quando uma pessoa com iPhone responde uma mensagem vinda de um celular Android com um emoji, o Android mostra isso como uma mensagem de texto separada. O problema pode resultar em confusões de comunicação e lotar um chat com textos desnecessários. 

Agora, uma função beta está aparecendo para alguns usuários, onde o app de mensagens do Android consegue interpretar corretamente a reação por emoji mandada por iOS, mostrando um emoji correspondente. Segundo o site Droid-Life, a função já está implementada na versão 20220121_02_RC00 do app de mensagem do Android, mas não para todos os usuários por enquanto.

publicidade

Para dar um exemplo do problema, se um usuário de iPhone reage a uma mensagem com o emoji de polegar para baixo, o usuário de Android recebe uma mensagem de texto separada dizendo “não gostei”. Com a função beta, o emoji de polegar para baixo aparece nos dois sistemas operacionais.

Mas ainda há algumas inconsistências entre as representações dos emojis de reação entre os SOs. Como o 9to5Google apontou, os emojis de polegar para cima e polegar para baixo são parecidos nas duas plataformas. No entanto, o emoji “haha” do iOS vira o “cara com lágrimas de alegria” no Android, enquanto o emoji de “coração” vira “cara sorridente com olhos de coração”. “Ponto de exclamação” vira “cara com a boca aberta”, e “ponto de interrogação” vira o emoji “cara pensativa”.

publicidade

Leia mais:

A redação do The Verge testou a função beta em vários celulares, mas só conseguiu ver as mudanças nos emojis em um Oppo Find X3 Pro. É possível que a função chegue para todos os usuários na próxima atualização do Android 12.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!