Com mais de 150 mil quilômetros de linhas de transmissão de energia elétrica, o Brasil possui uma quantidade de cabos capaz de dar cinco voltas ao redor do planeta Terra. Imprescindível para o funcionamento da maioria das tecnologias, a eletricidade faz parte do dia a dia. Sem ela, as nossas vidas ficam bem difíceis. Para você ligar o computador ou assistir a uma série, um processo minucioso acontece desde as hidrelétricas até as linhas de transmissão que ficam em torres que chegam a ter mais de 300 metros de altura. 

Entenda como as linhas de transmissão funcionam 

Após a energia ser gerada nas hidrelétricas, a corrente viaja nos fios, passando por uma subestação elevatória antes de chegar às torres de transmissão. 

Para construí-las, um mega projeto de engenharia foi colocado em prática em todo o território brasileiro, inclusive passando por cima de rios. 

Exemplo é no rio Amazonas, onde há 2.130 metros de cabos de uma margem a outra. Feitas de aço, o sistema de montagem das torres é parafusado e construído como um Lego, com etapas para levar toda a estrutura em locais remotos, frequentemente de difícil acesso. 

publicidade
linhas de transmissão Brasil
O Brasil é cortado de norte a sul pelas torres de transmissão de energia elétrica; algumas chegam a ter mais de 300 metros de altura. Imagem: Shutterstock

Os cabos são puxados entre as torres por uma máquina de bobinas, que lança um cabo único que serve de guia para os demais. 

Eles chegam a ter 5 centímetros de diâmetro e pesam milhares de quilos por quilômetro. Alguns lugares utilizam helicópteros de cargas para facilitar na montagem das torres e até drones vêm auxiliando nas construções. 

É importante informar que ao longo do caminho a energia pode sofrer interrupções, como raios, tempestades, ventos fortes e queda de árvores. São problemas típicos que atingem o sistema e fazem a luz apagar em sua casa. 

Muitas vezes, paradas programadas também ocorrem para as concessionárias realizarem serviços de manutenção. 

Para efeito de curiosidade, as bolas laranjas que existem em alguns pontos das linhas de transmissão são na verdade esferas de sinalização para aviões. 

Leia mais:

Maior linha de transmissão do mundo

O Brasil conta com a maior linha de transmissão do mundo. São 2.539 quilômetros de extensão, ligando Xingu ao Rio de Janeiro. Ela leva energia gerada em Belo Monte para a Região Sudeste. 

Surgimento da energia elétrica no Brasil 

A energia elétrica surgiu no Brasil em 1879, mesmo ano da invenção da lâmpada. Foi Dom Pedro II que concedeu a Thomas Edison a permissão para implementar os equipamentos na iluminação pública. 

A primeira cidade a receber luz elétrica foi Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro, sendo a primeira da América do Sul. Antes, a eletricidade era gerada pelo vapor das caldeiras à lenha. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!