A empresa aeroespacial norte-americana Astra fará neste sábado (5) seu primeiro lançamento de um foguete a partir da base da Força Espacial dos EUA em Cabo Canaveral, na Flórida. A missão ELaNa 41 deve decolar às 15h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo site da empresa a partir das 14h.

A missão ELaNa 41 levará ao espaço seis pequenos Cubesats (satélites de pequeno porte, geralmente medindo 1 m³) como parte da iniciativa Educational Launch of Nanosatellites (ELaNa, Lançamento Educacional de Nanosatélites) da Nasa. 

publicidade

Leia mais:

A empresa já fez quatro tentativas de lançamento de seus foguetes “Rocket 3”, todas a partir do Pacific Spaceport Complex na ilha Kodiak, no Alasca. Destas, apenas uma, em novembro passado, teve sucesso e chegou à órbita da Terra.

publicidade

Entre as falhas, uma se tornou famosa na internet: o lançamento de 28 de agosto de 2021, quando, em vez de subir, o foguete saiu “de lado”. O incidente foi causado por uma falha no primeiro motor um segundo após a ignição. O foguete eventualmente subiu, mas a equipe de segurança do voo desligou os motores propositalmente com apenas 2 minutos e 28 segundos de voo, depois que um pedaço do foguete pareceu quebrar.

O lançamento a partir da Flórida se tornou possível graças a uma nova licença emitida pela FAA (Federal Aviation Administration), órgão do governo dos EUA que regulamenta o setor aeroespacial.

publicidade

“A nova licença da Astra, emitida em apenas três meses, irá, com as modificações planejadas, tornar mais fácil lançar com uma frequência maior a partir de mais locais nos Estados Unidos”, disse a empresa em um tuíte.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!