Como surgiu a vida na Terra? Ainda não temos uma resposta definitiva, mas uma das muitas teorias que tenta explicar este mistério é a panspermia, o conceito de que a vida se originou “lá fora”, em algum ponto do universo, e que chegou ao nosso mundo, e possivelmente outros, “de carona” em cometas e asteroides. Nesta sexta-feira (4) o Olhar Espacial vai discutir essa ideia.

Vamos conversar com Gabriel Gonçalves. Com graduação e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ele atualmente é aluno de doutorado na Universidade de São Paulo (USP), com ênfase em Astrobiologia e Meteorítica, atuando principalmente no estudo da interação entre microrganismos e meteoritos.

publicidade

Leia mais:

olhar espacial
Imagem: madartzgraphics (Pixabay)

Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok.

publicidade

Confira as edições anteriores na playlist do Olhar Espacial no YouTube do Olhar Digital!

O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!