Com 99 anos de existência, a Previdência Social brasileira se mantém bem ativa e paga cerca de 36,4 milhões de benefícios por mês. Em contagem progressiva para os 100 anos, que serão comemorados no dia 24 de janeiro de 2023, o órgão está presente em vários momentos dos cidadãos, seja no auxílio maternidade, por doença, invalidez, pensões, enfim, contribui imensamente com a economia de inúmeros municípios, principalmente os mais deficitários. 

Atualmente, possui a segunda maior folha de pagamento das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.     

Aposentadorias predominam 

Dos 36,4 milhões de benefícios pagos mensalmente, 21,8 milhões são referentes às aposentadorias pelo INSS. 

A folha de pagamento gira em torno de R$ 50 bilhões por mês e os benefícios chegam até mesmo a ultrapassar o repasse federal conhecido como Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em algumas cidades com poucos recursos. 

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De acordo com o governo federal, a Previdência Social oferece proteção social a mais de 100 milhões de pessoas no Brasil. 

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De olho nos 100 anos 

O aniversário da Previdência Social é no dia 24 de janeiro por conta de uma homenagem à publicação da Lei Eloy Chaves, que instituiu a base do sistema previdenciário por meio da criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias. 

Integrada ao universo online  

Com o acesso cada vez mais popularizado da internet e também por conta dos reflexos da pandemia, a Previdência Social conta agora com um aplicativo exclusivo para os contribuintes realizarem diversos tipos de solicitações. 

Trata-se do Meu INSS. Ele é um aplicativo que faz atendimento rápido e com resposta eficaz, agilizando a vida de muita gente. 

A plataforma disponibiliza mais de 90 serviços digitais, tudo na palma da mão. Elaborado por meio de uma parceria tecnológica com a Dataprev, o portal registra, em média, 40 milhões de acessos por mês. 

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Integrada ao meio digital, a Previdência Social tem até uma assistente virtual conhecida como Helô; foram 266,1 milhões de interações no portal somente em dezembro de 2021. Imagem: Agência Brasil

Assistente virtual 

O portal também investiu no omichannel e possui uma atendente virtual carinhosamente conhecida como Helô. É possível esclarecer dúvidas e também obter informações sobre os serviços existentes, assim como os direitos previdenciários dos cidadãos. 

Somente em dezembro de 2021, a solução obteve mais de 266,1 milhões de interações, sendo 33,7 milhões de atendimentos.   

Portanto, o futuro da Previdência Social está em construção e ainda tem outras novidades, como a prova de vida por biometria e a automação dos benefícios, que já faz cerca de 27% de requerimentos por mês, tudo automático. 

Assim, apesar de ter quase 100 anos, a Previdência Social se renova para sempre oferecer um atendimento de qualidade e segurança na vida dos brasileiros.   

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