Com 99 anos de existência, a Previdência Social brasileira se mantém bem ativa e paga cerca de 36,4 milhões de benefícios por mês. Em contagem progressiva para os 100 anos, que serão comemorados no dia 24 de janeiro de 2023, o órgão está presente em vários momentos dos cidadãos, seja no auxílio maternidade, por doença, invalidez, pensões, enfim, contribui imensamente com a economia de inúmeros municípios, principalmente os mais deficitários. 

Atualmente, possui a segunda maior folha de pagamento das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.     

publicidade

Aposentadorias predominam 

Dos 36,4 milhões de benefícios pagos mensalmente, 21,8 milhões são referentes às aposentadorias pelo INSS. 

A folha de pagamento gira em torno de R$ 50 bilhões por mês e os benefícios chegam até mesmo a ultrapassar o repasse federal conhecido como Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em algumas cidades com poucos recursos. 

De acordo com o governo federal, a Previdência Social oferece proteção social a mais de 100 milhões de pessoas no Brasil. 

Leia mais:

De olho nos 100 anos 

O aniversário da Previdência Social é no dia 24 de janeiro por conta de uma homenagem à publicação da Lei Eloy Chaves, que instituiu a base do sistema previdenciário por meio da criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias. 

Integrada ao universo online  

Com o acesso cada vez mais popularizado da internet e também por conta dos reflexos da pandemia, a Previdência Social conta agora com um aplicativo exclusivo para os contribuintes realizarem diversos tipos de solicitações. 

Trata-se do Meu INSS. Ele é um aplicativo que faz atendimento rápido e com resposta eficaz, agilizando a vida de muita gente. 

A plataforma disponibiliza mais de 90 serviços digitais, tudo na palma da mão. Elaborado por meio de uma parceria tecnológica com a Dataprev, o portal registra, em média, 40 milhões de acessos por mês. 

helô, assistente virtual previdência social
Integrada ao meio digital, a Previdência Social tem até uma assistente virtual conhecida como Helô; foram 266,1 milhões de interações no portal somente em dezembro de 2021. Imagem: Agência Brasil

Assistente virtual 

O portal também investiu no omichannel e possui uma atendente virtual carinhosamente conhecida como Helô. É possível esclarecer dúvidas e também obter informações sobre os serviços existentes, assim como os direitos previdenciários dos cidadãos. 

Somente em dezembro de 2021, a solução obteve mais de 266,1 milhões de interações, sendo 33,7 milhões de atendimentos.   

Portanto, o futuro da Previdência Social está em construção e ainda tem outras novidades, como a prova de vida por biometria e a automação dos benefícios, que já faz cerca de 27% de requerimentos por mês, tudo automático. 

Assim, apesar de ter quase 100 anos, a Previdência Social se renova para sempre oferecer um atendimento de qualidade e segurança na vida dos brasileiros.   

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!