A fabricante alemã de drones Wingcopter planeja se tornar líder no setor, e uma de suas apostas é baseada no envio de suas aeronaves para regiões ermas nos Andes peruanos.

Segundo o acordo feito, os drones da Wingcopter serão usados ​​para entregar suprimentos médicos em minutos a comunidades isoladas e carentes.

publicidade

Assinando parcerias em diversas regiões do mundo, a Wingcopter vem tentando expandir seus negócios globalmente. Recentemente, anunciou um novo acordo de US$ 16 milhões (algo acima dos R$ 85 milhões) assinado com a provedora de serviços médicos aéreos Spright, cujo objetivo é desenvolver uma rede de drones que aumente o acesso à saúde em comunidades rurais e carentes nos Estados Unidos.

Leia também:

publicidade

Drones pelos céus dos Andes no Peru

A Wingcopter se uniu à empresa panamenha UAV Latam para realizar operações de entrega de drones médicos no Peru. Com mais de 10 anos de experiência em veículos aéreos não tripulados, a empresa está presente em sete países e estará entre as primeiras do sul do continente americano a usar a tecnologia de drones de entrega para aplicações comerciais e humanitárias.

publicidade

A infraestrutura nesse segmento é vista como deficiente, principalmente no setor de saúde, que afeta milhões de vidas. Nesse sentido, Juan Bergelund, CEO da UAV Latam, está confiante de que a implantação dos veículos elétricos de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOLs) da Wingcopter “salvará e melhorará muitas vidas”.

Assim como no acordo com a Spright, o veículo que deverá ser implementado nos Andes peruanos é o Wingcopter 198. Este drone autônomo possui um sistema de queda tripla que permite que a aeronave faça três entregas separadas para vários locais, com uma única carga. Em um vídeo postado pela empresa no ano passado, é possível ver a atuação do Wingcopter 198:

publicidade

Sua envergadura é de 198 cm, e o veículo pode voar a altitudes de 5.000 m, atingindo uma velocidade máxima de 144 km/h. Dependendo da carga útil, seu alcance é diferente: ao carregar até cerca de 5 kg, o drone pode cobrir até 75 km com uma carga; ao carregar menos de 1 kg, esse alcance aumenta para 95 km.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!