Uma startup baseada em Chicago, nos Estados Unidos, está sendo acusada de fornecer testes para Covid-19 com resultados fraudulentos. Segundo denúncia feita pelo portal de notícias local Block Club Chicago, todos os testes fornecidos pela empresa tiveram resultado negativo.

Após a denúncia, agências federais dos EUA e o Departamento de Saúde Pública do Estado de Illinois estão investigando a empresa, que tem o nome oficial de Centro para Controle da Covid. Atualmente, a empresa opera em cerca de 300 locais em todo o país, porém, algumas unidades estão fechando.

Centros Para Controle da Covid recebia verbas do governo para realizar testes gratuitos. Crédito: Centro Para Controle da Covid/Divulgação

A ONG Better Business Bureau, que trabalha com foco no avanço da autoconfiança do mercado, deu à startup de testes para Covid-19 a classificação F, que é a mais baixa possível dada pela organização. Além disso, a empresa tem passado por uma série de vistorias.

Como os Centros para Controle da Covid ainda estão sendo investigados, não é possível afirmar que os testes eram de fato fraudulentos e sempre davam negativo. Segundo autoridades de saúde, trata-se de um caso bastante preocupante, já que a empresa chegou a receber verbas do governo para operar.

publicidade

Estrutura precária

Segundo a denúncia do Block Club Chicago, em vários postos da startup, os pacientes recebiam um QR Code após a realização da coleta. Ao acessar o código, os clientes eram direcionados para um site que parecia informar a todos os visitantes que eles testaram negativo para a Covid-19.

Alguns desses pacientes relataram ter feito testes em outros locais depois de um pequeno intervalo de tempo, e que os resultados foram positivos. Alguns clientes também disseram que até receberam resultados positivos, mas muito tempo após a coleta do material, quando já era tarde demais.

Leia mais:

Algumas vistorias mostraram que a startup não tinha recursos suficientes para lidar com a demanda por testes para Covid-19. Segundo inspetores, vários tubos de amostra não estavam rotulados ou não tinham os reagentes necessários para os testes.

Via: Futurism

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!