A Mercedes-Benz e sua unidade coreana acabam de ser multadas em um total de 20,2 bilhões de won (algo acima dos R$ 89,5 milhões) na Coreia do Sul pela Korea Fair Trade Commission (KFTC), reguladora antitruste do país. De acordo com o órgão sul-coreano, a montadora alemã fez propaganda enganosa referente às emissões de gases de seus veículos de passeio a diesel.

A KFTC disse que a Mercedes-Benz adulterou os dispositivos de mitigação da poluição instalando software ilegal nos carros, fazendo com que eles tivessem um desempenho mais baixo em condições normais de direção do que durante os testes de certificação. Um total de 15 modelos da montadora tinham esse software instalado, segundo a reguladora da Coreia do Sul.

Leia também:

“É significativo impor sanções contra o operador de vendas de carros importados número 1 do país por obstruir as escolhas racionais de compra dos consumidores com publicidade falsa e enganosa sobre seu desempenho de redução de emissões, mesmo após o escândalo Dieselgate”. O órgão sul-coreano citou o famoso caso em que a Volkswagen instalou ilegalmente um software para alterar os resultados dos controles técnicos de emissões poluentes em 11 milhões de carros com motor diesel, vendidos entre 2009 e 2015.

publicidade

Segundo a KFTC, a montadora alemã também anunciou falsamente que as emissões de seus veículos permaneceram em um nível mínimo e atenderam aos padrões de emissão Euro 6 entre agosto de 2013 e dezembro de 2016. No ano passado, o órgão regulador da Coreia do Sul também impôs multa ou ordenou ações corretivas à Audi-Volkswagen, Nissan, Stellantis e Porsche por incidentes semelhantes de manipulação de emissões.

“Embora a Mercedes-Benz afirme que usou apenas frases típicas sobre desempenhos conhecidos dos dispositivos de mitigação de emissões, ocultar a implementação intencional de software ilegal e alegar que seus veículos têm o melhor desempenho estão além do simples exagero e engano”, acrescentou o órgão, como citado pelo site The Edge Markets.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Via Reuters