Durante 45 dias, quatro voluntários participarão de uma missão tripulada da Nasa dentro de um habitat terrestre que simula uma das luas de Marte, Fobos, para estudar o isolamento e o confinamento de missões de exploração. A “viagem” começou no dia 28 de janeiro, no Centro Espacial Johnson, Houston, e tem previsão de acabar apenas em 14 de março.

Tripulação para a segunda missão da Pesquisa Análoga de Exploração Humana da NASA. Da esquerda para a direita: Pietro Di Tillio, Dragos Michael Popescu, Jared Broddrick e Patrick Ridgley. Créditos: NASA

Na equipe estão o tecnólogo de pesquisa aeroespacial da Nasa Jared Broddrick, o geólogo com experiência em Serviços Industriais Globais (GIS) Pietro Di Tillio, o engenheiro de sistemas para o Posto Avançado de Habitação e Logística da Gateway Dragos Michael Popescu e o engenheiro de sistemas da Boeing Patrick Ridgley.

Eles embarcaram em uma estrutura chamada Human Exploration Research Analog, ou HERA, que é “projetada para servir como um análogo para os rigores das missões reais de exploração espacial”, disse a Nasa em comunicado.

De acordo com a Nasa, os quatro vão conduzir experimentos científicos e enfrentar o isolamento, confinamento e atrasos de comunicação característicos de uma longa missão espacial.

publicidade

“Nesta campanha HERA, estamos aprendendo mais sobre como as equipes funcionam em um ambiente autônomo onde têm contato limitado com a Terra”, disse Brandon Vessey, cientista de operações de pesquisa e elemento de integração do Programa de Pesquisa Humana da NASA (HRP).

Leia mais:

HERA terá mais duas missões análogas a Marte neste ano

“O que aprendemos informará como futuras missões de exploração além da órbita baixa da Terra são realizadas”, explicou Vessey. “Isso ajudará a garantir que nossas tripulações de astronautas possam trabalhar efetivamente através de desafios exclusivos para voos espaciais de longa duração, incluindo atrasos na comunicação”.

Segundo a agência espacial norte-americana, esta é a segunda das quatro missões “Campaign 6” conduzidas pela HERA para facilitar a pesquisa sobre o “desempenho comportamental e da equipe de missões de maior duração”. A última delas está agendada para iniciar em 12 de setembro deste ano.

Para serem considerados aptos para as missões, os voluntários devem ser não fumantes saudáveis entre 30 e 55 anos. Os candidatos que fazem parte da equipe HERA enviam seus currículos ao grupo de triagem de objetos de teste do Centro Espacial Johnson e devem passar por um teste físico e psicológico para serem selecionados.

Segundo a CNN, a HRP está programada para realizar 15 estudos ao longo das missões para coletar dados que ajudarão a Nasa a pousar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na Lua, por meio do programa Artemis. O objetivo é estabelecer a primeira presença de longo prazo na Lua, o que ajudará a informar a agência enquanto se prepara para enviar os primeiros astronautas a Marte.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!