Mais 140 entidades estão bem próximas de migrarem seus sinais de TV aberta e gratuita para Banda Ku, utilizada para a internet via satélite. Elas foram notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a regularizarem suas documentações tanto em termos técnicos quanto jurídicos. Todas as emissoras já manifestaram interesse no chamamento público realizado pela Anatel em dezembro de 2021. 

Agora, as companhias têm 15 dias para preencherem o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), apresentando todos os documentos necessários para obterem esse avanço em suas transmissões. Portanto, novos canais de TV deverão surgir muito brevemente no país.    

De olho no 5G 

As entidades que receberam a notificação da Anatel para migrarem para a Banda Ku transmitem canais com sinal de TV aberta e gratuita, com recepção por meio de  antenas parabólicas na Banca C de satélites. 

Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil, ANATEL
A entrada das 140 TVs na B anda Ku pode reduzir os custos e trazer mais produções nas emissoras que transmitem a programação via satélite por meio da internet. Imagem: Rafastockbr / Shutterstock

Há também concessionárias de radiodifusão de sons e imagens que não transmitiam canais com TV aberta e  gratuita e, agora, poderão realizar as suas transmissões por meio da Banca Ku.

publicidade

Todas as etapas da regularização serão acompanhadas pelo Grupo de Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa 3.625 a 3.700 MHz, criado pelo edital do leilão do 5G. 

Leia mais:

Banda Ku é sinônimo de menores custos 

A Banda Ku é uma faixa de frequência utilizada para a internet via satélite em um movimento de comunicação que envia os sinais do satélite para a antena e vice-versa.  

As antenas são mais simples em comparação a de outras frequências. Apesar de serem mais frágeis e pequenas, elas têm um custo bem reduzido. 

Mas a qualidade das imagens sofre várias interferências por conta do clima e a faixa comercial é entre 10.7 GHz e 18 GHz. Ela pode ser utilizada por emissoras de TV, por radares da polícia, entre outros serviços.  

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!