Na última sexta-feira (4) o Perseverance fez a viagem mais longa já realizada por um rover em um único dia marciano — ou “Sol”. Segundo divulgado no Twitter oficial da missão, o robô viajou 245,76 metros.

Anteriormente, o recorde era do rover Opportunity, também da Nasa, que atravessou 214 metros em um único dia em 2015, segundo a agência.

“Depois de alguns meses explorando essa área, estou em movimento. Graças à minha função de auto-condução, posso cobrir mais terreno em um dia do que nunca”, diz o tweet, acrescentando: “Lugares para ir, pedras para ver”.

Leia mais:

publicidade

Próxima fase da missão Perseverance em Marte

Durante várias semanas, o rover passou por um processo de reparo em um dos tubos de coleta, obstruído na ocasião da captura de sua sexta amostra de solo, em dezembro. Com esse problema agora resolvido, ele está fazendo alguns procedimentos antes de tentar uma viagem de vários quilômetros para um delta próximo.

“A equipe científica tem trabalhado duro na preparação para nossa próxima fase de operações científicas, o que nos levará para um delta ocidental”, indicou um post de 31 de janeiro no blog da missão.

“Para se preparar, a equipe tem feito observações de longa distância do delta e camadas ao longo da cordilheira de Artuby com os instrumentos Mastcam-Z e SuperCam”, continuou o post no blog, informando que haverá algumas paradas primeiro.

Segundo o site Space.com, os gerentes da missão devem encontrar um equilíbrio entre permanecer em um ponto para realizar a coleta de amostras e mover o rover para olhar outras zonas da área.

No caso da missão predecessora Curiosity, por exemplo, houve debates periódicos sobre a rapidez com que deveriam empurrar o rover para seu destino final: o Monte Sharp (Aeolis Mons). O Curiosity também identificou muitos sinais de água em áreas mais planas nas proximidades, incentivando paradas periódicas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!