Começou nesta terça-feira (8) o pagamento do abono salarial Programa de Integração Social (PIS) de até R$ 1.212, ano base 2020. A primeira etapa é para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro. O calendário se estende até o dia 31 de março e você também pode saber o dia do saque por meio do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). 

Para servidores públicos inscritos no Pasep, os pagamentos começam na semana que vem, a partir do dia 15. O prazo máximo para sacar o abono é 29 de dezembro de 2022. Os repasses são feitos pela Caixa Econômica Federal. O abono é voltado para os servidores e trabalhadores da iniciativa privada que receberam, no máximo, dois salários mínimos mensais, em média, em 2020. 

O número do NIS é importante porque dá acesso aos benefícios previdenciários e equivale ao PIS/PASEP para trabalhadores que nunca mantiveram vínculo empregatício, sendo inscritos como contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico, segurado especial ou trabalhador autônomo.

Passo a passo para saber o número do NIT 

1. O primeiro passo é acessar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais.  

publicidade
nis tutorial

2. Na sequência, clique no botão Cidadão.

nis tutorial

3. Na área do cidadão, acesse o botão que fica no canto superior esquerdo, onde estarão escritos inscrição e filiado.

nis tutorial

4. Nesta etapa, você deverá preencher o formulário com dados pessoais, como nome, filiação, data de nascimento, CPF e clicar no botão não sou um robô.

nis tutorial

5. Para atestar que o procedimento está sendo feito por um ser humano, o sistema abrirá um identificador de imagens, como você vê no print abaixo.

nis tutorial

6 . Caso a pessoa já esteja inscrita, aparecerá uma mensagem informando que “seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Utilize seu número de Identificação – NIT – para efetuar recolhimentos. Prontinho, você teve acesso ao seu NIT de uma forma rápida e segura.

nis tutorial

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!