Nesta terça-feira (8), a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou que rompeu o contrato de transmissão dos jogos do Campeonato Carioca de 2022 com os Estúdios Flow por “apologia ao nazismo”.  

A organização tomou a decisão após a repercussão de falas feitas por Monark, um dos apresentadores do Flow Podcast, o projeto de entrevista que está a frente da marca e que tem o Flow Sport Club como um dos seus braços, durante o programa desta segunda-feira (7), que contou com as participações dos deputados federais Tabata Amaral (PSB) e Kim Kataguiri (líder do MBL).  

publicidade

Leia também!

Durante a entrevista, Bruno Aiub, conhecido como Monark, defendeu a existência de um partido nazista no Brasil reconhecido por lei. “A esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço, na minha opinião […] Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei”, disse.  

publicidade

Tabata Amaral rebateu as falas do apresentador, explicando que o nazismo coloca a vida da população judaica em risco, ferindo a liberdade e existência destas pessoas. “Questionar existência nenhuma é válido”, afirmou. Em outro momento, Kim Kataguiri aponta que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo.

As falas de Monark repercutiram nas redes sociais e a Ferj, publicou uma nota de repudio às atitudes do apresentador e declarou que o Cariocão 2022 não será mais transmitido pelos Estúdios Flow.  

publicidade

“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, defensora da igualdade, do respeito e contrária a qualquer tipo de preconceito, anuncia o rompimento do contrato com os Estúdios Flow, responsável pelo podcast Flow Sport Club que transmitia jogos do Campeonato Carioca de 2022, por apologia ao nazismo, regime cujos crimes contra a humanidade até os dias de hoje causam horror a qualquer um que preze pela vida”, diz a nota.  

Diversas empresas que possuíam campanhas publicitárias com o Flow anunciaram o fim das parcerias. Zico, um dos ídolos do futebol brasileiro cancelou sua participação no programa Flow Sport Club. Outros convidados que já participaram do Flow Podcast pediram para que o canal retire suas entrevistas do ar.  

publicidade

Pedido de desculpas 

Após as críticas, Monark utilizou suas redes sociais para pedir desculpas à comunidade judaica. O apresentador afirmou que estava sob efeito de álcool e disse ter sido “insensível” nas suas colocações. Além disso, o influenciador ainda convidou membros da comunidade judaica para “explicar mais sobre toda a história”.

https://twitter.com/monark/status/1491087858933055488?s=20&t=SaOatEzU-T8V9Z1NOBj_Yw

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) publicou uma nota oficial repudiando às declarações de Monark.  

“A CONIB (Confederação Israelita do Brasil) condena de forma veemente a defesa da existência de um partido nazista no Brasil e o ‘direito de ser antijudeu’, feita pelo apresentador Monark, do Flow Podcast. O nazismo prega a supremacia racial e o extermínio de grupos que considera ‘inferiores’. Sob a liderança de Hitler, o nazismo comandou uma máquina de extermínio no coração da Europa que matou 6 milhões de judeus inocentes e também homossexuais, ciganos e outras minorias. O discurso de ódio e a defesa do discurso de ódio trazem consequências terríveis para a humanidade, e o nazismo é sua maior evidência histórica”. 

Em nota, os Estúdios Flow anunciaram o desligamento do apresentador Monark. A companhia pediu desculpas e reforçou o compromisso de contribuir para “uma sociedade mais justa e transparente […], exprimindo opiniões francas e livres, com a liberdade de expressão amparada por preceitos legais”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!