A japonesa Mazda apresentou teasers do próximo CX-60, um SUV que será oferecido na forma híbrida plug-in (PHEV), o primeiro da marca no segmento. Sob o capô, o veículo trará um motor a gasolina de 2,5 litros que faz parte de um sistema híbrido destinado a fornecer mais de 303 cv (223 kW).

Em seu anúncio, a Mazda informou a data de revelação do CX-60: dia 8 de março de 2022. Até o momento, porém, não há detalhes a mais sobre o veículo. Em vez disso, foi confirmado que outro SUV se juntará à linha após seu lançamento, o CX-80.

publicidade

Leia também:

Este outro SUV terá três fileiras de assentos, mas não está claro se o veículo virá com o mesmo sistema de transmissão PHEV (algo que faria sentido). De qualquer forma, o novo Mazda CX-60 PHEV é o primeiro de dois novos modelos do programa “Large Product Group” da empresa (o CX-80 é o segundo), que serão apresentados nos próximos dois anos.

publicidade

Grande grupo de produtos da Mazda

O primeiro trem de força híbrido plug-in da Mazda oferecerá aceleração suave e potente, segundo a montadora, “dando ao motorista maior confiança e prazer de dirigir na mais ampla gama possível de cenários de direção”. No grande grupo de produtos da marca japonesa, estão incluídos o CX-60, CX-70, CX-80 e CX-90. Dois são destinados à Europa (CX-60 e CX-80), enquanto os outros dois serão vendidos apenas nos EUA.

A Mazda foi a única empresa a oferecer um motor rotativo em um carro de produção moderno, bem como a única marca a ir contra a tendência de downsizing. Em vez de reduzir sua linha de motores a gasolina, a Mazda aderiu aos naturalmente aspirados e melhorou sua eficiência.

publicidade

Decisões semelhantes foram tomadas na linha de motores a diesel da empresa, que são um pouco maiores em deslocamento do que as marcas rivais oferecem. Entretanto, ainda são competitivos em todos os outros aspectos.

Mazda com motores a combustão nos EUA

Nos EUA, o CX-70 será acompanhado por um CX-90 de três fileiras, também apresentando um corpo mais largo em comparação com o CX-80. Esses produtos foram projetados para acomodar não apenas os motores PHEV, mas também uma nova família de motores a gasolina e diesel de seis cilindros em linha com uma configuração híbrida suave.

publicidade

Não há nenhuma palavra sobre os motores de combustão mais robustos que chegam à Europa, mas a Mazda pelo menos confirmou que eles estarão nos novos SUVs que venderá nos EUA. Embora não especificado pela montadora, espera-se que todos os quatro modelos rodem em uma plataforma de tração traseira recém-desenvolvida.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!