O estúdio italiano de design Lazzarini criou um conceito de super iate voador dotado de propulsão híbrida que pode voar e se mover pelas águas. Denominado Air Yacht V2, o veículo basicamente é uma espécie de dirigível luxuoso (maior, mais rápido e “mais ousado” que seu projeto anterior, chamado Air Yacht – que pode ser visto aqui).

Uma das principais diferenças do atual super iate voador para o Air Yacht apresentado no início deste ano está em um casco central muito mais elegante e futurista. O veículo de agora usa a mesma configuração de três cascos, com dirigíveis gêmeos nas extremidades responsáveis pela propulsão e flutuação. Já o casco principal atua como convés de comando.

Visão da parte de baixo do super iate voador
Imagem: Divulgação/Lazzarini

Leia também:

O Air Yacht V2 usa menos vidro e mais fibra de carbono. Com o acréscimo de 19 metros ao comprimento total (de 150 metros para 169 metros), a alteração beneficia no aumento de velocidade. Temos em largura uma distância de 130 metros, com uma altura de 40 metros da base ao topo dos módulos das extremidades.

publicidade
Ilustração com as medidas do veículo da Lazzarini
Imagem: Divulgação/Lazzarini

O casco ao centro possui uma altura de 8 metros, enquanto que os outros dois cascos possuem uma circunferência de 120 metros. O canal oficial do estúdio Lazzarini no YouTube postou um vídeo que ilustra bem o super iate voador em ação:

Com base nas estimativas do projetista, o atual super iate ​​pode viajar a velocidades máximas de 100 nós (185 km/h) por 48 horas completas. Na história da aviação, os dirigíveis nunca foram muito famosos pela velocidade, então se o conceito Air Yacht V2 chegar a nascer no mundo real, ele estaria estabelecendo novos recordes.

Gás hélio e motores elétricos

Tal como acontece com seu irmão mais curto e mais lento (o Air Yacht original só pode atingir o máximo de 60 nós – 111 km/h), o Air Yacht V2 vem com os dirigíveis gêmeos cheios de hélio, painéis solares por toda parte, baterias leves e oito motores elétricos rotativos de 963 cv cada. Os motores são para propulsão e para pouso na água, onde o veículo alcança no máximo uma velocidade de 5 nós (9,2 km/h).

Veículo voador da Lazzarini visto de frente
Imagem: Divulgação/Lazzarini

Em questão de conforto, os designers do estúdio Lazzarini projetaram para o super iate voador uma acomodação para cerca de 20 pessoas, em dez cabines distribuídas igualmente pelos dois dirigíveis. O veículo conta também com uma suíte master localizada no casco central “para máxima privacidade”.

Super iate voador de lado
Imagem: Divulgação/Lazzarini

Esta área do Air Yacht V2 é menor e mais elegante que a que traz seu irmão mais velho, com a maior parte do espaço sendo ocupada pelo convés de comando. Há uma sala de observação e uma área de jantar neste espaço do projeto.

Infelizmente, não há ainda ilustrações mais detalhadas do interior do super iate voador. Enquanto isso, na parte traseira externa do casco de popa, podemos ver um grande deck aberto, acessível por uma grande escadaria, que pode servir como um clube de praia ao flutuar ou um ambiente de observação ao ar livre durante o voo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Via Autoevolution