A Sony informou nesta quarta-feira (9) que criou um agente de inteligência artificial chamado Gran Turismo Sophy (GT Sophy) que foi capaz de vencer os melhores jogadores do mundo no jogo de simulação para PlayStation Gran Turismo.

Para preparar a IA GT Sophy para o jogo, a Sony anunciou que várias unidades da companhia contribuíram com pesquisa em Inteligência Artificial, um simulador realístico de corrida e infraestrutura para treinamento em escala massiva da IA.

publicidade
Gran Turismo 7
Inteligência Artificial foi capaz de vencer humanos em Gran Turismo. Imagem: PlayStation/Divulgação

A princípio, a inteligência artificial GT Sophy correu contra quatro dos melhores “pilotos” de Gran Turismo em julho, aprendeu com a corrida e superou os pilotos humanos em outra corrida em outubro.

“Foi preciso cerca de 20 PlayStations funcionando simultaneamente por cerca de 10 a 12 horas por dias para treinar GT Sophy para correr do zero até nível superhumano,” disse Peter Wurman, diretor da Sony AI America e líder do time que projetou a Inteligência Artificial em questão.

publicidade

Não é novidade que IAs já foram capazes de vencer humanos em jogos de xadrez, Mahjong e Go, mas de acordo com a Sony, a dificuldade em dominar um jogo de corrida de carros era as diferentes decisões que precisam ser tomadas em tempo real.

A Microsoft, rival da Sony que recentemente adquiriu a Activision Blizzard, vem usando jogos para aperfeiçoar Inteligências Artificiais ao oferecer novos desafios para os modelos de IA resolverem.

publicidade

Leia mais!

Agora, a Sony pretende aplicar os aprendizados com essa experiência em Gran Turismo para outros jogos da PlayStation. “Existem vários jogos que apresentam diferentes desafios para IA e nós estamos buscando começar a trabalhar nesses problemas,” afirmou Wurman.

publicidade

Gran Turismo é um jogo de videogame de simulação em corrida de carros, que foi lançado em 1997 e já vendeu mais de 80 milhões de unidades.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!