Junto dos Galaxy S22 e S22+, a Samsung aproveitou o começo desta quarta-feira (9) para anunciar o lançamento do Galaxy S22 Ultra. O smartphone é o primeiro da linha S com praticamente os mesmos recursos dos Galaxy Note, incluindo a presença da S Pen em um espaço dedicado para a canetinha stylus dentro do próprio aparelho.

Sim, os boatos estavam corretos e o Galaxy S22 Ultra é o novo Galaxy Note. Este é o primeiro smartphone da linha S com funções e aparência do aparelho que foi o responsável por esticar as telas para tamanhos jamais pensados antes. O novo celular tem linhas mais minimalistas, pode ficar de pé com a parte inferior reta e guarda a S Pen dentro do próprio corpo.

Leia também:

Galaxy S22 Ultra (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy S22 Ultra (Imagem: divulgação/Samsung)

Mesmo com tantas semelhanças, existem evoluções importantes para o Galaxy S22 Ultra, quando comparado com o Galaxy Note 20. A primeira delas é a própria S Pen, que continua competente para anotações na tela e controle por gestos no ar, mas agora diminuiu consideravelmente a latência para que o traço apareça ao escrever.

publicidade

Galaxy S22 Ultra tem S Pen melhor

Ela era de 9 ms no Galaxy Note 20 e agora, no Galaxy S22 Ultra é de 2,8 ms. Isso significa que o começo do traço fica mais próximo da ponta da S Pen, tornando este tipo de uso mais parecido com uma caneta de verdade em um papel. A segunda mudança está na carcaça, agora mais resistente graças ao novo alumínio utilizado pela Samsung, além do Gorilla Glass Victus+ no vidro.

Galaxy S22 Ultra (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy S22 Ultra (Imagem: divulgação/Samsung)

A tela é uma Dynamic AMOLED 2X com capacidade de alternar a taxa de atualização entre 1 e 120Hz, com resolução QHD+ e 240Hz para identificar o toque. O brilho está maior agora, chegando em 1.750 nits, que ajuda na visibilidade ao ar livre e também na melhor fidelidade para reprodução de cores, além do HDR.

Na traseira existe um conjunto quádruplo de câmeras, sendo a principal com 108 megapixels, seguido de um sensor para fotos ultrawide com 12 megapixels, a terceira lente faz zoom óptico de três vezes em 10 megapixels e o último componente faz o mesmo serviço, mas com aproximação de 10 vezes. Na frente as selfies estão garantidas com 40 megapixels.

Galaxy S22 Ultra (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy S22 Ultra (Imagem: divulgação/Samsung)

Samsung quer ótimas fotos e vídeos noturnos

A Samsung aposta nas fotos noturnas para oferecer um diferencial para o Galaxy S22 Ultra. Quando comparado ao Galaxy S21 Ultra, o sensor para as imagens do novo celular está maior, permitindo a entrada de mais luz para estes momentos escuros. O resultado parece tão promissor que a marca coreana aposta nestes registros até para vídeos, ou então fotos no modo retrato – com o fundo desfocado, seja nas câmeras traseiras ou mesmo na frontal.

Galaxy S22 Ultra (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy S22 Ultra (Imagem: divulgação/Samsung)

Em números, os pixels da câmera de 108 megapixels do Galaxy S22 Ultra são 23% maiores que na geração anterior. A estabilização de imagem também está mais inteligente, algo muito importante para fotos noturnas. Por aqui ela é 58% mais eficiente que no Galaxy S21 Ultra, com mais de 800 leituras do giroscópio para este recurso no modo eletrônico – além do óptico, feito diretamente na lente.

Por dentro a Samsung coloca o Exynos 2200 ou o Snapdragon 8 Gen 1, sendo o chip da Qualcomm o representante da empresa para o Galaxy S22 Ultra no Brasil. O componente pode vir acompanhado por 8 GB ou 12 GB de RAM e opções de 128 GB, 256 GB, 512 GB ou então 1 TB de espaço interno – sem possibilidade de expansão com um microSD, mesmo para o modelo com menor espaço.

A bateria é de 5.000 mAh e a recarga pode acontecer com até 45 watts por fio, 15 watts por indução e assim como a geração anterior, o Galaxy S22 Ultra não vem com carregador na embalagem. Se o consumidor quiser chegar ao máximo de energia entrando no aparelho, precisa comprar um adaptador e cabo compatíveis.

Por fim, o Android 12 está presente logo abaixo da One UI 4.1. O Galaxy S22 Ultra também está no pacote de aparelhos com quatro anos de atualização de segurança, sendo três para o sistema operacional. Com isso é seguro afirmar que ele receberá ao menos o Android 15.

Quando e quanto?

Galaxy S22 Ultra (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy S22 Ultra (Imagem: divulgação/Samsung)

O Galaxy S22 Ultra chega ao mercado internacional a partir do dia 25 de fevereiro, com pré-venda a partir de hoje. Os preços no exterior partem de US$ 1.200.

O modelo mais caro não será vendido no Brasil e ainda não existe previsão de lançamento do celular por aqui.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!