A bicicleta elétrica nova iorquina Markhor M1, além de dobrável, traz como principal atrativo um dispositivo antifurto. Denominada MaxTracker, a tecnologia emparelhada com outros recursos inteligentes de segurança torna o veículo, segundo sua fabricante, “um pesadelo” para os ladrões.

Em outras palavras, para um meliante tomar posse da Markhor M1 de outra pessoa, ele precisa passar por vários níveis de segurança. Aliás, para reforçar essa característica antifurto, em seu próprio site oficial, a empresa literalmente diz: se sua bicicleta for roubada quando armada e não for recuperada, você recebe seu dinheiro de volta.

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Solução antifurto

O MaxTracker é um dispositivo antifurto escondido na gaiola da garrafa de água que pode ser emparelhado com outros recursos inteligentes de segurança. Conforme explica o site, a tecnologia requer uma infraestrutura e custa US$ 39/ano (algo acima dos R$ 200) a partir do segundo ano, sendo grátis no primeiro.

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Dispositivo antifurto
Imagem: Divulgação/Markhor

De acordo com a Markhor, os ladrões precisam passar por vários níveis de segurança para cometer o delito. Primeiro, eles precisam derrotar o bloqueio de bicicleta. Além disso, a M1 também possui um alarme de roubo sensível ao movimento de altos decibéis, que será acionado conforme uma condição alterada da bicicleta.

Bicicleta elétrica em um fundo de tijolos na cor azul
Imagem: Divulgação/Markhor

Um aplicativo de smartphone dedicado é outra camada de proteção, oferecendo notificações instantâneas em caso de algo suspeito. Depois, há também o recurso de rastreamento GPS em tempo real.

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Como registrado no site, se ainda assim o ladrão tiver êxito (passando por todas as camadas de segurança para roubar a e-bike e ela não for recuperada em até 30 dias), a Markhor garante aos clientes um reembolso, em um valor respectivo ao tempo de uso da bicicleta.

Markhor M1 antifurto em um fundo com arte de tintas
Imagem: Divulgação/Markhor

Características básicas da bicicleta elétrica

A e-bike oferece recursos básicos em linha com os de qualquer outro modelo dobrável do segmento. Pesando 21 kg, a Markhor M1 tem uma capacidade de carga útil de 120 kg. São seis marchas em um design composto por um quadro em liga de magnésio, pneus de 20 polegadas, freios a disco mecânicos e uma tela LCD brilhante.

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Markhor M1 dobrada
Imagem: Divulgação/Markhor

De acordo com a Markhor, leva apenas três segundos para dobrar a bicicleta, que assume um formato compacto destinado ao transporte no porta-malas do carro ou no ônibus. Seu motor de 36 V e 350 W é acompanhado de uma bateria de lítio de 36 V – que está escondida no quadro.

A Markhor M1 tem um alcance máximo assistido de 48 km e um alcance elétrico máximo de cerca de 29 km. Existem quatro modos de velocidade para escolher, e a bicicleta elétrica pode atingir uma velocidade máxima de 25 km/h.

Detalhe do pneu da bicicleta
Imagem: Divulgação/Markhor

Com as entregas previstas para maio deste ano, a bicicleta elétrica já está disponível para compra por US$ 1.500 no site da empresa. Em conversão direta, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas, teríamos algo por volta de R$ 7.778. No Indiegogo, a Markhor M1 também pode ser encontrada, inclusive com seu preço em nossa moeda, de R$ 15.796 – porém, com as remessas limitadas aos Estados Unidos.

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