A Jeep lançou nesta quinta-feira (10) a nova versão do utilitário Jeep Renegade, o mais vendido pela marca no Brasil em 2021. A linha 2022 do Renegade conta com novo motor, o T270 1.3 GSE turbo — que já ocupa o Compass e a Fiat Toro —, e atualizações na cabine e no design.

Um dos propulsores turbo flex mais potentes no Brasil, o T270 alcança 180 cavalos com gasolina e 185 cavalos com etanol. A potência é mais significativa do que o 1.8 E.torQ flex — presente nas versões anteriores do SUV —, assim como o torque de 37,3 kgfm, o que permite mais performance e eficiência tanto no asfalto quanto no fora de estrada. O câmbio é automático de seis marchas nas versões com tração 4×2 (Sport e Longitude) e de nove velocidades nas configurações 4×4 (Série S e Trailhawk) com bloqueio de diferencial.

Todas as versões do novo Jeep Renegade também contam com sistema de controle de tração, que é ativado toda vez que o veículo esteja num asfalto de baixa aderência com o solo. Nas versões 4×2, o motorista conta com o modo Sport, que ajusta o desempenho do motor T270 para trocas de marchas mais rápidas. Já nos modelos com tração nas quatro rodas, há até cinco modos de condução: Auto (automático), Sport (esportivo), Snow (neve), Sand/Mud (areia/lama) e Rock (pedra).

Design atualizado

Visualmente, o Renegade teve uma atualização no estilo. Os faróis circulares agora são Full LED e de série, integrando luz de direção integrada, ou seja, quando o motorista aciona a seta, toda a borda do conjunto fica iluminada, facilitando a orientação no trânsito.

publicidade

Na lateral, as novas rodas de liga leve são de aro 17 e 19, enquanto a traseira revela um novo conjunto de lanternas de LEDs, formando um desenho de “X”, assinatura do utilitário da Jeep.

O para-choque frontal também ficou mais robusto, com a peça sendo atravessada por linhas horizontais que emolduram os novos faróis auxiliares, também em LED.

Há ainda duas opções novas de cores: a Punk N’Orange, exclusiva para a versão Trailhawk, e a cinza Sting.

Jeep Renegade 2022
Traseira do Jeep Renegade (Stellantis/Divulgação)

Ajustes tecnológicos e de segurança

A principal novidade quanto à segurança no novo Jeep Renegade é a frenagem automática de emergência (AEB), que faz um monitoramento contínuo do tráfego para evitar acidentes. Caso haja risco de colisão com outros veículos, o carro emite um alerta sonoro e visual ao motorista. O recurso é possível graças a uma câmera posicionada na parte superior do para-brisas e também pode ser integrado a outros sistemas, como o assistente de manutenção de faixas (LKA).

Todas as versões também têm um sensor de detecção de fadiga, que analisa diversos parâmetros do veículo, como tempo de viagem, e sugere aos motoristas sempre que é identificado risco de sonolência ao volante.

Quanto à tecnologia, o novo Jeep Renegade apresenta quadro de instrumentos com tela customizável de 7”. Nela, é possível ver parâmetros como pressão do turbo e percentual de potência enviada às rodas. O sistema multimídia com tela de até 8,4” e tem integração com Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução.

Jeep Renegade 2022
Painel do Jeep Renegade (Stellantis/Divulgação)

Versões

A configuração de entrada do novo Jeep Renegade, Sport, vem com seis airbags e transmissão 4×2 e custa R$ 123.990 (R$ 127.583 na Paraíba e R$ 128.115 em São Paulo). O modelo possui faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas, três conectores USB, rodas de liga-leve de 17”, start-stop e bancos com forração exclusiva. Além disso, conta com quadro de instrumentos com tela de TFT customizável, ar-condicionado, sistema multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e limitador de velocidade.

A versão Longitude custa R$ 138.990 (R$ 143.018 na Paraíba e R$ 143.615 em São Paulo) e possui todos os itens da Sport, trazendo ainda sistema multimídia de 8,4” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e carregador sem fio. Traz ainda ar-condicionado automático digital de duas zonas e rodas de liga-leve de 18” e bancos em couro em preto.

Inédita na gama do Renegade, a Série S possui todos os equipamentos da Longitude e agrega tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno com quatro configurações, modo 4×4 Low, controle eletrônico de descida e sete airbags (incluindo um para o joelho do motorista). Ela sai por R$ 163.290.

A versão mais avançada, a Trailhawk, soma os itens da S e possui visual exclusivo, com rodas aro 17 de liga leve, pneus de uso misto específicos para a configuração e suspensão elevada. O quadro de instrumentos traz uma animação exclusiva e a cabine usa bancos em couro com costura vermelha — o mesmo no acabamento dos alto-falantes e das saídas de ar. O preço da Trailhawk é o mesmo da Série S, exceto nos estados de São Paulo e Paraíba, em que ambas custam R$ 168.022 (PB) e R$ 168.723 (SP).

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!