Os membros do canal grego Make It Extreme decidiram comemorar seu 100º projeto construindo uma “moto monotrilho”. O vídeo, feito especialmente para os apoiadores do canal no YouTube e no Patreon, mostra todo o processo de construção do curioso veículo, que se move por meio de uma esteira retirada de um velho pneu de carro.

A moto monotrilho funciona com um motor de scooter 2-tempos de 100 cilindradas. Para dar forma à esteira e permitir a rodagem, os membros do canal precisaram moer cinco rolos de alumínio: três foram posicionados na parte dianteira do veículo e os outros dois na traseira. Cada um desses rolos foi cortado individualmente.

Moto monotrilho do canal Make It Extreme
Reprodução/YouTube/Make It Extreme

Depois, os componentes são então adicionados a uma plataforma soldada na própria oficina do Make It Extreme. O processo inteiro é bem complexo e envolve a adição de dois amortecedores que empurram para baixo o braço oscilante do veículo e mantêm a tensão adequada para seu funcionamento. Um amortecedor extra também é instalado no outro extremo do braço para funcionar como uma espécie de suspensão e  suavizar a dirigibilidade.

Passeio com moto inclui microacrobacias na estrada

Por último, foram instalados os componentes de motorização — tanque de gasolina, escapamento, acelerador e linhas de freio — e a interface com o piloto — assento, guidão e faróis. Mais alguns parafusos e cavilhas ali e aqui, pintura laranja e a moto monotrilho está completa.

publicidade

As últimas cenas do vídeo são impagáveis. Um dos membros do grupo viaja à cidade empinando na moto monotrilho e realizando uma série de microacrobacias — não apenas para chamar a atenção, mas provavelmente para testar a confiabilidade do veículo.

O vídeo inteiro é hipnotizante, uma vez que os membros do Make It Extreme fizeram questão de documentar especialmente a parte mais complexa da estrutura da moto, que envolve soldagem e fresamento. Vale dar uma olhada no restante dos vídeos do grupo, que inclui desde motos com projetos heterodoxos — além da monotrilho, há também a “endobike” — a um monoposto autônomo.

Crédito para imagem principal: Reprodução/YouTube/Make It Extreme

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!