A agência russa que combate o monopólio multou o Google por violar regras referentes ao YouTube, como o bloqueio de contas. Nesta quinta-feira (10), o Serviço Federal Antimonopólio Russo (FAS) informou que o valor da multa será definido após uma investigação administrativa. A gigante da tecnologia também é acusada de violar interesses de usuários e restringir a concorrência

Em nota, o Google apenas se posicionou dizendo que está aguardando o texto completo da decisão para examiná-la.  

Censura russa mira no Google e Meta 

Google e Meta, a empresa matriz do Facebook, foram multadas em US$ 97 milhões (7,2 bilhões de rublos) em dezembro do ano passado por não retirarem centenas de conteúdos considerados proibidos na Rússia. 

Nos últimos anos, a censura russa tem se empenhado para aumentar o controle sobre a internet, único espaço onde as críticas ao Kremlim ganham força e liberdade. Por isso, o embate tem sido cada vez mais intenso com as gigantes digitais, levando a uma forte pressão por conta das autoridades russas. 

publicidade

Se não bastassem os processos e multas, houve também ameaças de prisões contra funcionários da Apple e Google na Rússia, caso eles não cooperassem com as investigações. 

Leia mais:

Agência em pé de guerra com o Youtube  

O serviço antitruste também considerou que a plataforma de conteúdo não segue as regras impostas e que as produções dos usuários não são transparentes e tem caráter tendencioso, com conteúdos imprevisíveis. 

youtube rússia
Kremlin aumenta pressão para censurar internet e guerra travada com o Google e Youtube está longe de chegar a um fim. Imagem: Shutterstock

Além disso, o YouTube enfrentou uma disputa prolongada com a Tsargrad TV, um canal cristão ortodoxo, que o Google bloqueou porque a conta era de propriedade de um empresário russo alvo de sanções dos EUA. 

Moscou em chamas

O YouTube também atraiu a ira de Moscou depois de derrubar uma transmissão ao vivo da emissora russa RT DE no ano passado. 

O episódio foi mais um round da briga travada com a Rússia, país que impõe censura na internet. Recentemente, autoridades russas fecharam a emissora alemã Deutsche Welle, em Moscou, expulsando os funcionários em uma medida de retaliação ao banimento da TV Russa RT DE da Alemanha.  

 
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!