A One UI 4.1 presente nos Galaxy S22 lançados nesta semana traz algumas novidades bacanas para o usuário, sendo a principal delas a quantidade de RAM virtual para o sistema operacional. Com o novo software, é possível adicionar até 8 GB extras para a memória volátil, função muito útil para celulares menos potentes.

A RAM é uma das memórias mais velozes que os celulares podem utilizar, mas ela é cara e é por isso que a quantidade dela é sempre muito menor que o espaço interno. Aos poucos este segundo componente também foi ficando mais rápido e hoje já é possível alocar parte dele para dar uma força para o lado volátil da conta.

Leia também:

RAM virtual da One UI 4.1 no Galaxy S22 (Imagem: reprodução/Olhar Digital)
RAM virtual da One UI 4.1 no Galaxy S22 (Imagem: reprodução/Olhar Digital)

No ano passado a Samsung começou a permitir que alguns smartphones utilizassem 4 GB extras para dar mais força ao sistema, mas com a chegada do Galaxy S22 e a One UI 4.1, logo abaixo do Android 12, este total aumentou em duas vezes. Isso significa que o Galaxy S22 sai de fábrica com 8 GB para RAM soldada dentro do chip, mas pode ter até 16 GB quando somado com o espaço interno.

publicidade

One UI 4.1 também traz melhorias para a câmera

O usuário pode escolher entre 2, 4, 6 ou 8 GB para RAM virtual, mas o curioso é que não é possível desligar este recurso por completo, nem mesmo em momentos de aperto.

A One UI 4.1 também entrega melhorias pontuais e menos empolgantes, sendo a primeira delas dentro do aplicativo nativo para câmera que agora conta com um novo visual para o modo Pro. A galeria de imagens ganhou mais ferramentas para edição de vídeo e fotos, enquanto a agenda de compromissos também foi aprimorada com mais opções.

Ainda não está claro se a quantidade de RAM virtual maior também será levada para outros celulares, pois seria muito interessante ver este recurso presente em modelos de entrada ou intermediários que sofrem com pouca memória volátil.

Via: SamMobile.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!