Lançado no início de fevereiro, o documentário da Netflix “O Golpista do Tinder” rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados na internet. Porém, o protagonista da história, o israelense Shimon Hayut foi expulso do aplicativo após aplicar golpes que renderam a ele mais de US$ 10 milhões (R$ 52,5 milhões).

De acordo com o Tinder, foram realizadas diversas investigações internas, que confirmaram que Hayut, que usava o nome falso de Simon Leviev, não está mais ativo na plataforma. “Podemos confirmar que Simon Leviev não está mais ativo no Tinder sob nenhum de seus pseudônimos conhecidos”, disse a plataforma.

Expulsão em outras plataformas

Além do Tinder, o golpista também foi expulso de outros aplicativos e sites de relacionamento, como OkCupid, Hinge, PlentyofFish, OurTime, Meetic, Pairs e Match. Antes do documentário da Netflix, a história já havia repercutido bastante após uma reportagem no jornal norueguês.

Um dos motivos para o documentário “O Golpista do Tinder” chamar tanta atenção é a sofisticação dos golpes realizados por Shimon Hayut. Ele se passava por um herdeiro do magnata da mineração de diamantes Lev Leviev.

publicidade

O modus operandi do golpista

Depois de ganhar a confiança das mulheres, exibindo uma vida de luxo, que incluía até viagens em jato particular, Hayut dizia ter tido uma grande perda financeira. Ele usava como pretexto para isso uma suposta natureza perigosa de seus negócios, que seriam em áreas de milícia no continente africano.

Era neste momento que o golpista do Tinder pedia para usar cartões de crédito das vítimas para pagar as supostas dívidas. Foi usando este modus operandi que ele conseguiu fazer diversas vítimas em diferentes países, como Noruega e Inglaterra.

Leia mais:

Após o sucesso da produção, a Netflix planeja explorar ainda mais a história de Shimon Hayut. De acordo com a Variety, o serviço de streaming estuda transformar o documentário em um filme, porém, uma série de detalhes ainda precisam ser definidos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!