O Google decidiu que vai encerrar o Currents, uma espécie de versão corporativa do Google+, que conseguiu ter ainda menos sucesso do que a rede social encerrada em 2019. O principal motivo para a desativação é a baixa adesão ao serviço.

Segundo o cronograma divulgado pelo Google, o Currents será desativado definitivamente em 2023, porém, aos poucos, os serviços da ferramenta serão desativados. Recursos como o sistema de análises e contagem de seguidores já devem ser desabilitados antes do final de março deste ano.

Foco no Spaces

O Google espera que os poucos usuários do Currents passem a utilizar o Spaces, uma espécie de bate-papo com compartilhamento de arquivos com foco no mercado corporativo. O Spaces promete integrar todos os serviços do Google Workspace (Gmail, Agenda, Drive e Meet).

“Com o Spaces agora disponível, a partir de 2023, planejamos encerrar o Google Currents e trazer o conteúdo e as comunidades restantes para a nova experiência do Spaces”, escreveu a empresa em seu blog.

publicidade

Leia mais:

Porém, o Google promete que o Currents só será descontinuado de vez no momento em que o Spaces estiver funcionando a todo vapor. Neste meio tempo, o Google promete oferecer suporte para “comunidades maiores, comunicação de liderança, ferramentas para moderação de conteúdo e muito mais”.

“Se sua organização estiver usando o Currents, compartilharemos um cronograma para ativar a migração de dados e outros marcos nos próximos meses, bem como orientações para ajudar na transição”, escreveu a empresa.

Currents mal foi notado

Lançado em 2019, o Currents surgiu como uma espécie de substituto corporativo do Google+, que foi descontinuado após oito anos no ar, sem nunca emplacar. A rede tinha o objetivo de substituir o Orkut e rivalizar com Facebook e Twitter, que estavam em franco crescimento em 2011.

Porém, assim como a rede social original, o sucessor não emplacou no meio corporativo, ficando esquecido no meio das ferramentas do Google Workspace.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!