Motivado pelas preocupações ambientais, o World Wildlife Fund (WWF) está interrompendo as vendas de NFTs em sintonia com as críticas de ambientalistas com a pegada de carbono na indústria. 

Em um dos posicionamentos contrários ao lançamento dos tokens não fungíveis do WWF na rede Polygon, o fundador do site Digiconomist, Alex de Vries, escreveu no Twitter “que a pegada de carbono de uma transação da Polygon é de cerca de 430 gramas de CO2. Isso é quase 2.100 vezes mais do que a estimativa otimista fornecida pelo WWF, ilustrando que o Polygon não é nem de longe tão sustentável quanto alegado”.

Críticas bem recebidas 

O Fundo Mundial para Natureza aceitou as críticas e decidiu encerrar os NFTs. O próximo passo será uma avaliação do impacto dos ativos digitais no meio ambiente para uma futura decisão sobre o uso dos tokens não fungíveis como forma de inovação e engajamento dos apoiadores. 

Leia mais:

publicidade

Impacto dos NFTs no meio ambiente 

A pegada de carbono de blockchains de prova de trabalho (PoW) como bitcoin e Ethereum já tem comprovações científicas sobre os abalos negativos no meio ambiente, principalmente no consumo de energia elétrica. 

Estudo da Universidade de Cambridge revela que a rede bitcoin consome cerca de 125 terawatts-hora (TWh) de eletricidade por ano. Trata-se de uma quantidade maior do que a necessária para abastecer muitos países no mesmo período. 

O consumo de energia da Ethereum gira em torno de 112 TWh. Como a maioria das atividades NFT depende do blockchain, o impacto ambiental é nítido. No entanto, ainda há dificuldades para calcular a pegada de carbono em cada transação de NFT.   

Isso ocorre porque o consumo de energia de blockchains de prova de trabalho é calculado pelo custo de energia relacionado à mineração de novos blocos no próprio blockchain, e não por transações individuais. 

ATIVISTA WWF
Decisão de cancelar vendas de NFTs foi motivada por posicionamentos contrários de apoiadores do WWF, fundo atua em prol da natureza. Imagem: Shutterstock

WWF se une a movimento contra NFTs 

A decisão do WWF de interromper os NFTs segue a mesma trajetória de outras organizações que estão se posicionando contrárias aos tokens não fungíveis. 

Entre elas, também está a Mozilla, uma instituição sem fins lucrativos que atua nos bastidores do navegador de internet Firefox. 

Ela anunciou uma paralisação nas doações de criptomoedas após reação online, mesmo pedido feito pelos seguidores a Wikimedia Foundation, a organização sem fins lucrativos que financia a Wikipedia.  

Via: Decreypt

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!