Os testes são uma ferramenta fundamental para o controle da pandemia da Covid-19. É com a testagem em massa que se torna possível medir o aumento e a diminuição de casos, taxa de contaminação e outras informações cruciais. Passados dois anos desde que a doença começou a ganhar o mundo, hoje existe uma variedade de modelos de testes diferentes disponíveis aqui no Brasil, cada um indicado para uma situação e público específico.

Para te ajudar a escolher o melhor teste de Covid-19, o Olhar Digital preparou um especial destacando cada um deles e em qual momento eles são mais indicados.

Primeiro é importante explicar que existem basicamente três tecnologias de testes disponíveis no Brasil atualmente: molecular, antigênico e sorológico. Cada um atua de uma forma diferente e é indicado para situações específicas.

Teste molecular

publicidade

O teste molecular utilizado por aqui é o RT-PCR. Esse é um dos testes mais precisos disponíveis no mercado e o resultado sai entre 24 e 48 horas. “A própria tecnologia do PCR ela é muito mais sensível”, explica Danielle Zauli, bióloga Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Pardini.

No entanto, como a amostra precisa ser analisada em laboratório, em tempos de grande demanda o resultado pode demorar para sair. “Depende muito da demanda, quando tem mais testes sendo feitos pode atrasar mais o resultado, normalmente é em até 48 horas”, completa a especialista.

Leia mais:

Antigênico

O teste antigênico é o famoso “teste rápido“, que pode inclusive ser feito na farmácia. O resultado sai em 15 minutos, mas atenção: a tecnologia desse teste é menos precisa do que a de um PCR. “Ele tem mais chance de resultados falso negativos”, explica Zauli. Por conta disso, a recomendação é de que em caso de suspeita de Covid-19 e teste rápido negativo, seja feito um PCR para confirmar o resultado.

Apesar de rápido, a especialista explica que o profissional precisar ser preparado para analisar o resultado, já que ele funcionar de forma visual. “Utiliza imunocromatografia, é bem similar o teste de gravidez. Por isso que o profissional que analisa tem que ser preparado”, explica.

Crianças estão usando refrigerante para falsificar testes positivos de Covid-19
Imagem: Alexandra_Koch (Pixabay)

Sorológico

A terceira opção é o teste sorológico, que funciona de forma bem diferente dos outros dois já que possui uma função um pouco mais específica. No caso, esse teste identifica os anticorpos gerados contra a Covid-19. Ou seja, você pode não estar mais com a doença, mas estar com anticorpos. Por isso, em caso de suspeita do vírus, o mais indicado é o teste rápido ou o PCR. Esse teste é recomendado para quem quer saber se está com imunidade”, completa Zauli.

Autoteste

Os autotestes de Covid-19 foram autorizados pela Anvisa, mas ainda não há nenhum sendo vendido no Brasil. A tecnologia é a mesma do teste rápido de Covid-19, só que o kit vai para a casa do paciente, que fica responsável pela coleta e análise do material. Segundo a especialista, é preciso tomar cuidado pois a coleta do material nem sempre é algo simples.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!