Quem nunca participou de um sorteio no Instagram, certamente já teve o arroba marcado em um. Mas, você sabe como você faz para sortear um usuário? Neste tutorial, a gente vai ensinar o que é e como usar o Sorteiogram, uma das principais ferramentas do tipo.

Além disso, vamos indicar outras plataformas de sorteio e dar dicas para que sua campanha seja um sucesso em participações. Confira tudo a seguir!

Sorteiogram: o que é?

Sorteiogram é uma plataforma para você sortear um produto ou serviço para seus seguidores no Instagram. Recentemente, ela mudou de nome para Sorteio.com, mas a funcionalidade continua a mesma.

Neste tutorial vamos nos referir à ferramenta das duas formas, mas principalmente como ‘Sorteiogram’, já que é assim que a maior parte das pessoas ainda conhecem a plataforma.

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Como funciona o Sorteiogram?

O Sorteiogram funciona com um algoritmo que lê todos os comentários disponíveis em uma publicação. Então, ele atribui um número a cada comentário, de 1 até o número total de comentários carregados. Depois, ele sorteia um número aleatoriamente e identifica o comentário vencedor.

Sorteiogram é pago?

O Sorteiogram é uma ferramenta de sorteio gratuita para sorteios com menos de 750 comentários e com conta conectada com o Facebook. Para os demais casos, o Sorteiogram é uma ferramenta paga com planos diferentes conforme o alcance da conta:

  • Básico (até 5 mil comentários) – R$29,90 mensal ou R$328,90 anual
  • Padrão (de 5 mil a 50 mil comentários) – R$49,90 mensal ou R$548,90 anual
  • Avançado (de 50 mil a 100 mil comentários) – R$79,90 mensal ou R$878,90 anual
  • Ilimitado (sem limites de comentários) – R$199,90 mensal ou R$2.198,90 anual

Segundo a plataforma, as contas terão 100% dos comentários válidos carregados, informações salvas em nuvem, suporte via chat e conexão segura usando API oficial do Instagram.

Se você escolheu um plano pago, conseguirá realizar o pagamento usando um cartão de crédito ou sua carteira digital Google Pay.

Leia também:

Como fazer sorteio no Sorteiogram [passo a passo]

Antes de começar seu sorteio, você precisa saber que o Sorteiogram só funciona com contas comerciais do Instagram. Só comece o tutorial abaixo depois de alterar sua conta para o tipo business (perfil profissional).

Para te lembrar, o caminho no Instagram é Perfil > Menu sanduíche > Configurações > Conta > Mudar para conta profissional.

Passo 1

Acesse o site da Sorteio.com e insira seu usuário do Instagram e o e-mail. Caso prefira, vincule sua conta empresarial do Facebook. Após, clique em “Continuar”:

Como usar o Sorteiogram

Passo 2

Agora, escolha a publicação do seu sorteio na lista ou insira a URL do post diretamente no campo sinalizado:

Como usar o Sorteiogram

Como a ferramenta gera uma lista com todas as pessoas que comentaram na publicação, o tempo de carregamento varia. Cada comentário vai receber um número.

Passo 3

Na próxima janela, você irá confirmar a publicação e verá o tempo de carregamento dos comentários. Caso as informações estejam corretas, selecione o tipo de plano e clique em continuar:

Como usar o Sorteiogram

Passo 4

Na sequência, clique em filtros para selecionar os parâmetros do sorteio:

Como usar o Sorteiogram

Após configurar as informações de ganhadores, filtros e permissões, clique em “Confirmar”

Passo 5

Depois de configurados o sorteio, basta clicar em “Sortear um ganhador”:

Como usar o Sorteiogram

Passo 6

Após a contagem regressiva, será informado o perfil sorteado:

Como usar o Sorteiogram

Abaixo, você pode verificar o comentário que foi feito pelo usuário e comparar se ele seguiu as suas regras (como marcar dois perfis no comentário, por exemplo).

Ainda nesta página, o Sorteio.com permite que você copie o link deste sorteio para compartilhar com seus seguidores ou, se precisar, realize um novo sorteio.

Sorteiogram é confiável?

Sim, o Sorteiogram é tão confiável quanto uma loteria. Isso porque o algoritmo da plataforma lê todos os comentários disponíveis.

Nesta postagem do Instagram, o perfil do Sorteio.com divulgou o código responsável por realizar o sorteio para mostrar que a ferramenta é imparcial, segura e transparente.

Sorteiogram é confiável, entenda por quê
O Sorteiogram divulgou o código que usa para fazer sorteio. Imagem: Instagram / Reprodução

Sorteiogram vale para sorteios no Facebook?

Apesar de o Instagram e Facebook fazerem parte da Meta, o Sorteiogram funciona apenas para Instagram. Para fazer sorteio no Facebook, você pode usar outras ferramentas que vamos falar mais adiante.

Como baixar Sorteiogram no celular?

O Sorteiogram não tem um aplicativo para celular, mas você consegue fazer o sorteio pelo navegador de seu aparelho. Assim, basta seguir o mesmo passo a passo descrito anteriormente para conseguir fazer um sorteio no Instagram.

Sorteiogram não carrega comentários: o que fazer?

Caso você encontre um problema com seu sorteio, você deverá entrar em contato com o time de atendimento do Sorteio.com por mensagem direta no Instagram (@sorteio) ou pelo e-mail [email protected]. Lembre-se de informar o @ do Instagram e o post que usou para o sorteio.

Veja o que fazer se Sorteiogram estiver com problemas
Caso o Sorteiogram esteja fora do ar ou apresente problema, você pode entrar em contato com o atendimento da plataforma ou experimentar outras ferramentas que indicamos neste tutorial. Imagem: fizkes / Shutterstock

Como ganhar um sorteio no Sorteiogram?

A estratégia para ganhar um sorteio no Sorteiogram é simples: comente muitas vezes. Afinal, quantos mais comentários você fizer, mais números você vai ganhar. E, estatisticamente falando, mais números significam mais chances de ser sorteado.

Porém, vale lembrar que comentar muitas vezes por si só não é garantia de vitória. Assim como nos prêmios da Mega Sena, às vezes, uma pessoa que comprou um bilhete de seis dezenas vence o prêmio principal, enquanto outro que fez um bolão com 15 números não ganha nada.

Outra questão que vale a pena destacar é que não faz diferença comentar várias vezes seguidas ou espaçar os comentários. Isso porque cada comentário equivale a um número e todos os números têm probabilidades iguais de ser sorteado.

Sorteiogram com problemas? Conheça outras plataformas para fazer sorteios

O dia que o Sorteiogram não estiver funcionando ou apresentar falha ao carregar as publicações, você pode usar outras ferramentas com o mesmo propósito. Veja nossa lista com as principais delas!

Wask

O Wask é uma ferramenta gratuita de sorteio no Instagram. A forma de usar é similar ao Sorteio.com, porém como ela está toda em inglês você precisa saber o idioma ou traduzir com a ferramenta nativa do Google Tradutor do Chrome. Além disso, ela não tem os recursos de filtragem disponíveis no Sorteiogram.

Instabom

Outra forma de fazer sorteio no Instagram é com o Instabom. A diferença desta ferramenta é que você consegue adicionar mais de uma url. Com isso, os comentários de publicações diferentes serão aglomerados em um só sorteio.

Assim como o Sorteio.com, esta plataforma também oferece serviço gratuito (para até 100 comentários) e pago. Mas, ao contrário da anterior, com esta você consegue comprar pacotes, inclusive para um único uso. A parte ruim é que o pagamento é feito em dólar.

Além disso, o Instabom contém outros filtros que podem facilitar, como:

  • Sortear um ganhador e um substituto;
  • Escolher se os perfis têm chances iguais de ganhar ou aumentar a probabilidade de quem fez mais comentários ou menções;
  • Selecionar se os comentários devem ter feito menções e quantas.

InstaSorteio

A terceira ferramenta que temos para indicar é o InstaSorteio. Além de realizar sorteios no Instagram, você pode escolher outras redes sociais (Facebook, Twitter, TikTok e YouTube).

Os sorteios gratuitos estão disponíveis para publicações com até mil comentários. A partir desse número até 35 mil comentários, você precisa usar o Sorteio em Nuvem, que custa R$29,90 por sorteio.

O Instasorteios tem filtros iguais ao Sorteio.com:

Filtros do Instasorteio
No InstaSorteio, você consegue filtrar por comentários ou hashtag, além de ativar o sorteio de uma mesma pessoa, comentários duplicados e mais de um comentário por pessoa. Imagem: InstaSorteio / Reprodução

AppSorteos

Assim como o InstaSorteio, o AppSorteos permite realizar sorteios por várias redes sociais. A seleção é feita de forma gratuita para postagens com até mil comentários no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. Porém, para fazer um sorteio com mais comentários ou no TikTok é necessário contratar um plano.

O ponto positivo desta ferramenta é que você tem mais opções de filtros. Já o ponto negativo da ferramenta é que a cobrança dos planos é feita em dólar.

Dicas para ter sucesso ao fazer um sorteio no Instagram

Realizar sorteio no Instagram não é uma prática proibida, mas você deve ter alguns cuidados. Com relação à parte legislativa, vou deixar este post do Sorteio.com explicando o que fazer para realizar um sorteio com segurança. Agora, com relação à rede social, eu explico embaixo como se assegurar que está no caminho certo.

Estabeleça o objetivo do sorteio

A primeira coisa para pensar na hora de criar um sorteio é por que você está fazendo ele. Parece simples, mas como você vai saber se atingiu seu objetivo se você não tiver um desde o início. É como começar uma viagem sem saber o destino.

Entre os principais objetivos de um sorteio está:

  • Aumentar o alcance da marca ganhando mais seguidores;
  • Aumentar o engajamento com a marca por meio de comentários e curtidas;
  • Aumentar a visibilidade da marca por meio do compartilhamento do post.

Para cada um desses objetivos, você vai ter uma estratégia de sorteio diferente – e isso pode influenciar até a ferramenta que você vai escolher pro sorteio.

Vamos supor que você está começando sua empresa, então, o mais interessante é conseguir novos seguidores e aumentar a visibilidade. Isso porque a sua base de seguidores ainda será baixa e não terá muitas pessoas fazendo propaganda da marca.

Por isso, é recomendado que você insira regras como ter que seguir o perfil e compartilhar o post oficial do sorteio nos stories. Pessoalmente, vejo marcar menções nos comentários como uma estratégia ultrapassada, porque as pessoas me marcam e nas próprias notificações do Instagram eu curto sem nem ver o post original.

Conte com boas estratégias de divulgação

Quanto menos seguidores você tiver, mais desafiador será divulgar seu sorteio. Mas isso não é motivo para desanimar. Todo mundo começou de algum lugar. O segredo da divulgação é dominar o seu objetivo do seu sorteio.

Pense novamente no exemplo que demos anteriormente sobre a empresa iniciante. Vamos imaginar que você vende marmita. Uma boa estratégia para divulgar o sorteio é entrar em contato com perfis que não sejam seus concorrentes e pedir para divulgarem o sorteio.

Se você ainda não tem uma lista de influenciadores, comece preparando uma. Quem são as referências naquele segmento ou nos bairros que sua empresa atende? Comece a segui-los, se apresente e crie um networking.

Outra opção é entrar nos perfis de influenciadores e dos próprios concorrentes e começar a seguir quem segue essas marcas e pessoas. A ideia por trás desta estratégia é de que se a pessoa segue aquele influenciador e marca ela pode se interessar por seu produto e serviço também e te seguir.

Aproveite para deixar o post do sorteio entre as primeiras posições para ter mais visibilidade. E não siga muitas pessoas no mesmo dia, porque o Instagram pode entender que você está fazendo spam e bloquear sua conta.

Não realize sorteios patrocinados

Sorteio patrocinado é quando você paga uma pessoa ou uma agência para divulgar o seu sorteio. Pessoalmente, acho uma perda de dinheiro. Existem outras formas, como explicamos de você garantir um crescimento sustentável ao longo do tempo.

Vou listar quatro problemas principais com esta prática. O primeiro problema é quando a gente só olha o número de seguidores. Esta é uma métrica de vaidade, porque não conta toda a história. Sim, você quer seguidores, mas você quer atrair aqueles que vão comprar seu produto ou serviço. Quando você compra engajamento, você não tem como selecionar “apenas seguidores que vão comprar meu produto”.

A segunda questão é a máxima “o que vem rápido, vai rápido”. Ao pagar por divulgação de um sorteio, você vai aumentar rapidamente seu número de seguidores. Porém, na sequência do sorteio pode ver também esse número baixar com a mesma velocidade.

Atrelado a isso, temos outro problema. Se o número de seguidores de seu perfil aumentar rapidamente, o Instagram pode bloquear sua conta por entender que você está está comprando seguidores ou usando bot.

Por fim, você também tem que pensar que embora você esteja fazendo um sorteio, o objetivo da empresa é atrair seu público para comprar com você. Assim, se você atrai muita gente de uma só vez, você pode não dar conta da demanda. Para quem está começando, um passo de cada vez é fundamental – ainda mais se você depende de fornecedores, por exemplo.

Seja transparente

Antes de fazer o sorteio, você tem que criar as regras de participação. Por isso, seja o mais claro e específico sobre o que pode ou não pode.

Depois, crie uma campanha clara sobre o que está sendo sorteado. Por exemplo, se você está sorteando uma capa de iPhone (e não o celular), deixe isso claro na imagem e no texto de posts e stories.

Outro momento crítico é o próprio sorteio. Use ferramentas confiáveis e, preferencialmente, faça uma live ou stories para que as pessoas possam acompanhar em tempo real quem foi o contemplado. Algumas ferramentas, como o Sorteio.com oferecem um link para que os usuários verifiquem como foi feito o sorteio.

Por fim, lembre-se de conferir se o usuário cumpriu todas as regras do sorteio no momento da apuração. Assim, você pode explicar porque o resultado foi desconsiderado e fazer imediatamente um novo sorteio ao vivo.

Conclusão

Fazer um sorteio pode ser uma boa forma de aumentar a visibilidade da sua marca e promover aquele burburinho bom. Mas, como você viu, fazer um sorteio vai além de oferecer um mimo. Afinal, você deve pensar também qual é o seu objetivo ao fazer uma ação assim.

Aqui, a gente ensinou você a usar o Sorteiogram e a tirar o melhor proveito da ferramenta. Agora, você tem que colocar em prática. Gostou do conteúdo? Então, leia também o guia do Hotmart que preparamos com tudo o que você precisa saber sobre a plataforma digital.

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