Ciência e Espaço

Jared Isaacman, da ‘Inspiration4’, voltará ao espaço na missão privada ‘Polaris Dawn´

Por Rafael Arbulu, editado por Acsa Gomes
15/02/22 11h53, atualizada em 16/02/22 15h10
O vídeo está sendo carregado - aguarde...

A SpaceX revelou os quatro astronautas da missão privada “Polaris Dawn” e, entre eles, temos um rosto já conhecido: o bilionário e CEO da Shift4, Jared Isaacman, estará entre os tripulantes da missão. Ele foi o idealizador e comandante da missão “Inspiration4”, lançada em setembro de 2021.

A Polaris Dawn levará seus tripulantes em uma nave Crew Dragon em direção à alta órbita da Terra. A missão servirá como o ponto de abertura do Projeto Polaris, que levará missões tripuladas ao espaço em busca de fundos para causas beneficentes.

Leia também

Da esquerda para a direita: Jared Isaacman, Scott Poteet, Sarah Gillis e Anna Mennon constituem a tripulação da missão privada Polaris Dawn, ainda sem previsão de lançamento (Imagem: Jack Kraus/Polaris/Divulgação)

Na última terça-feira, a SpaceX, que vai operar a missão, divulgou informações sobre os tripulantes:

Jared Isaacman, comandante da Polaris Dawn

O veterano da missão Inspiration4 é o CEO e fundador da empresa Shift4 Payments, de processamento de pagamentos digitais. Mais além, ele também tem bastante experiência de voo, com mais de 6 mil horas no ar entre cursos de navegação aérea e pilotagem, além de também ser dono de uma empresa de treinamento de pilotos de caça, a Draken International.

Scott Poteet, piloto

Um tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos Estados Unidos, Poteet foi designado o piloto da Polaris Dawn, e tem mais de 3,2 mil horas de voo em caças de combate como o  F-16, A-4, T-38, T-37, T-3 e o Alpha Jet. Mais além, em 20 anos de serviço à Força Aérea, Poteet acumulou 400 horas de combate, passando por cenários de conflito como as operações Northern Watch, Southern Watch, Joint Guardian, Freedom’s Sentinel e Resolute Support.

Sarah Gillis, especialista de missão

Gillis é a chefe de operações de engenharia espacial na SpaceX, sendo especificamente responsável pelo treinamento de astronautas de missões privadas — todos os tripulantes da Inspiration4 (incluindo Isaacman) foram aprovados por ela. A engenheira ingressou na SpaceX em 2015, como estagiária, e foi adquirindo experiências notáveis, como oficial de navegação remota para as missões de carga da Crew Dragon à Estação Espacial Internacional (ISS).

Curiosamente, ela quase optou por outra carreira — inicialmente, ela desejava ser violinista profissional e já estudou dança na faculdade. Foi seu mentor, o ex-astronauta da NASA, Joe Tanner, quem a trouxe para a indústria aeroespacial.

Anna Mennon, especialista/oficial médica da Polaris Dawn

Mais uma engenheira a serviço da SpaceX, Mennon foi responsável pelo gerenciamento da tripulação em missões como a Demo-2 e a Crew-2, e também trabalhou em missões não tripuladas como a CRS-22 e CRS-23. Especializada no campo da saúde, foi ela quem desenvolveu diversos procedimentos de emergência para missões tripuladas.

Antes disso, trabalhou sete anos na NASA, como controladora biomédica de voo para os astronautas da ISS. Outros nomes notáveis em seu currículo incluem a Organização Mundial da Saúde (OMS), Engenheiros Sem Fronteiras (EWB) e a Enginnering World Health.

A missão Polaris Dawn ainda não tem uma data definitiva de lançamento, mas a expectativa é a de que ela decole ainda em 2022, provavelmente no final do ano.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Tags