Em conjunto com a empresa suíça Way Ahead Technologies, a Porsche anunciou um sistema que permite ao motorista registrar suas viagens na vida real e transferi-las para jogos de videogame (já funciona com os de corrida, mas nada impede que mais gêneros sejam usados). Não só a forma do percurso, como relevo e cenário são reproduzidos, nas mesmas condições em que foram percorridos (isto é, não se baseia em Google Street view, mas é feito na hora mesmo).

O processo será feito apenas com um app de smartphone — ainda não revelado pela montadora —, posicionado atrás do para-brisa, e levará somente 1% do tempo esperado numa digitalização convencional com lasers.

publicidade

“Se você perguntar às pessoas qual é a sua estrada favorita, todos terão esse percurso muito pessoal em mente”, afirma Robert Ader, diretor de marketing da montadora alemã. “As características topográficas são o que fazem o percurso particularmente atrativo, seja uma passagem nos Alpes ou uma lendária estrada costeira. Queremos, então, trazer essas boas memórias com um processo de digitalização muito mais simples que permitirá a qualquer pessoa conduzir sua rota favorita de forma virtual.”

O Virtual Roads é baseado num software desenvolvido pela Way Ahead que usa inteligência artificial para capturar estradas e pontos geográficos próximos como árvores e barreiras de proteção, e reproduzi-los de forma mais fiel e rápida possível em cenários 3D. A Porsche diz ter levado a privacidade como elemento essencial no desenvolvimento, de modo que os arquivos sejam fidedignos e retirados exclusivamente do mundo real — em outras palavras, uma forma de evitar deep fakes — e sem incluir pessoas que estejam passando por trajeto no momento.

publicidade

Porsche já tem interação com Assetto Corsa e outros jogos

Ainda segundo a Porsche, os arquivos gerados pelo app serão compatíveis com diversos jogos de corrida no videogame, entre eles a série de simulação Assetto Corsa. As rotas serão executáveis em qualquer simulador com equipamento apropriado ou através de um smartphone.

“Após anos de trabalho de desenvolvimento, nosso software está tão avançado que é possível digitalizar rotas para estradas virtuais de até 8 km de extensão em menos de uma hora, dependendo da complexidade da rota”, disse Roger Ruegg, desenvolvedor da Way Ahead. “Também estamos analisando outras opções e funções no momento.”

publicidade
Projeto Virtual Roads, da Porsche
Demonstração de como funcionaria o software do Virtual Roads em jogo de simulação (Porsche/Divulgação)

Nesse sentido, Ruegg se refere a dados de sensores que medem a aceleração lateral do automóvel e o controle do chassi, que futuramente também poderão ser registrados e utilizados para simulação.

Embora afirme que o projeto esteja em fase avançada, a Porsche ainda não tem previsão de quando vai lançar a tecnologia para videogame nem a lista completa de jogos compatíveis. Como a Porsche é propriedade da Volkswagen, é bem possível que, se fizer sucesso, a brincadeira seja popularizada com outras marcas.

publicidade

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!