Em mais uma chance de demonstrar os efeitos da gravidade zero no corpo humano, a agência espacial americana (NASA) conduziu diversos exames de imagem dos olhos e veias de três astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS). Ou melhor, “fez eles conduzirem” os exames.

O processo de coleta e imagem foi executado pelos próprios astronautasMark Vande Hei, Thomas Marshburn (NASA) e Matthias Maurer (da europeia ESA) — sob supervisão de profissionais médicos no centro de controle da agência aqui na Terra.

Leia também

Na ISS, exames de imagem estão sendo conduzidos pelos próprios astronautas da ISS, a pedido da NASA, como parte de estudos clínicos
Na ISS, exames de imagem estão sendo conduzidos pelos próprios astronautas da ISS, a pedido da NASA, como parte de estudos clínicos Imagem: Centro Espacial Johnson/Nasa

Não que fosse um procedimento extremamente complicado — basicamente, os exames envolveram o uso de um dispositivo de imagens por ultrassom, acoplado nas veias do pescoço, ombros e pernas de cada um, bem como o escaneamento dos olhos.

publicidade

Os exames foram conduzidos nos (e pelos) astronautas na última terça-feira (15), e a coleta de dados foi relativamente rápida. Os dados coletados ajudarão médicos na Terra a entenderem os efeitos da gravidade zero no corpo a prazos mais estendidos.

Antes dos exames, Marshburn e Maurer dedicaram um tempo de sua rotina diária a uma corrida na esteira ergométrica COLBERT (sim, nomeada a partir do comediante e apresentador do The Late Show na TV americana). O aparelho não é muito diferente de uma ergométrica de grande porte comumente vista em laboratórios clínicos — salvo por algumas adaptações, como revestimento de níquel em algumas peças essenciais e amarras para prender os astronautas e dar-lhes alguma sensação de peso (eles estão no espaço, sem gravidade: correr assim é meio difícil…).

A corrida foi algo rotineiro — astronautas da ISS são obrigados a cumprirem oito horas diárias de exercícios físicos (e fazem exames periódicos quanto a isso também).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!