Ainda que de forma considerada lenta por alguns, a SpaceX começou o processo de construção da primeira plataforma de lançamento da Starship na Flórida — incluindo os preparativos para a montagem de uma segunda “torre de lançamento” fora do local.

Não é a primeira vez que um projeto nesse sentido começa a ganhar forma. No fim de 2019, a SpaceX começou a trabalhar em uma plataforma da Starship no complexo de lançamento LC-39A (Launch Complex 39A) do Centro Espacial Kennedy (KSC) da Nasa, que a empresa já usa para os lançamentos Falcon 9 e Falcon Heavy. 

Em 2020, no entanto, o trabalho no bloco efetivamente parou e entrou em um estado de limbo, enquanto a SpaceX redirecionou todo o seu programa Starship para suas instalações no sul do Texas.

Imagens indicam preparação das fundações e ferragens de base

Apenas dois anos depois as obras finalmente foram retomadas. O CEO da empresa, Elon Musk, havia anunciado o reinício em 3 de dezembro de 2021 e, em questão de semanas, os remanescentes da antiga plataforma de lançamento da Starship foram sucateados e removidos. 

publicidade

Desde então, salvo por vistas aéreas ocasionais de longa distância, tem sido quase impossível documentar o progresso. Mas no início deste mês, um sobrevoo em uma instalação Spacex diferente revelou os primeiros sinais claros de preparação para a montagem das ferragens da base.

Segundo o site Teslarati, embora pareçam despretensiosos, os pequenos conjuntos de fundações quadradas recentemente construídas no novo centro de armazenamento, reforma e processamento da SpaceX na Roberts Road são praticamente idênticos às fundações onde os empreiteiros montaram a primeira torre de lançamento da Starship no sul do Texas. 

Leia mais:

No mês passado, planos de desenvolvimento indicando que a SpaceX pretende construir dois imensos edifícios semelhantes a armazéns para preencher o resto do ambiente foram publicados por uma agência de notícias local. Eles teriam coletivamente mais espaço coberto do que toda a fábrica do sul do Texas onde todas as Starship são construídas atualmente. 

Acredita-se que a SpaceX construirá as Starship em sua instalação da Roberts Road e transportará as seções para a plataforma para montagem. A empresa deverá fazer o mesmo com praticamente todo o hardware de plataforma transportável, incluindo os braços da torre e o suporte de lançamento.

SpaceX planeja uma Starbase na Flórida igual ou melhor do que a do Texas?

Durante uma apresentação de atualização feita na semana passada, Musk confirmou que a SpaceX construirá e lançará Starships fora da Flórida, mas garantiu que aquela instalação será uma nova fábrica da Starship.

Imagens de satélite divulgadas recentemente indicam que a SpaceX começou a nivelar a parte inacabada da Roberts Road, provavelmente abrindo caminho para o início dos trabalhos de fundação em um futuro próximo. 

Considerando tudo, resta saber se a SpaceX realmente replicará a Starbase de Boca Chica no Centro Espacial Kennedy ou — assim como a empresa atualiza sistematicamente seus foguetes — se a nova fábrica da Starship vai representar um upgrade com uma ampla gama de melhorias e refinamentos. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!