O Facebook decidiu alterar o nome do Feed de Notícias, uma das principais funções da rede social de propriedade da Meta. A partir de agora, o recurso de chamará apenas “Feed”, para demonstrar melhor a pluralidade de publicações contidas na plataforma.  

A mudança aconteceu após 15 anos de existência e poucos meses após Mark Zuckerberg decidir renomear sua empresa para Meta, desconectando o nome da rede social do mundo corporativo.  

Leia também!

A mudança foi anunciada em uma postagem no Twitter oficial do Facebook. Um porta-voz da rede social, afirmou que o novo batismo tinha como foco “refletir melhor o conteúdo diversificado que as pessoas veem em seus feeds”. Apesar da mudança, a funcionabilidade do recurso não será alterada de nenhuma maneira.  

publicidade

A mudança não parece ser algo grande, mas os motivos que levaram a decisão são. Em um memorando enviado a funcionários, o Facebook afirmou que o complemento “Notícias” que acompanhava o antigo nome fazia com que usuários pensassem que ali veriam notícias e não publicações de seus amigos.  

Além disso, é importante ressaltar que nos últimos anos a rede social tenta travar uma batalha com a disseminação de postagens mentirosas e notícias falsas, principalmente durante a pandemia de Covid-19

No Brasil, por exemplo, um estudo realizado pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (DAPP-FGV), mostrou que entre novembro de 2020 e janeiro de 2022 postagens no Facebook com alegações falsas de fraudes nas urnas eletrônicas e defesa do voto impresso tiveram 111.748.306 interações, envolvendo curtidas, comentários e compartilhamentos.   

A pesquisa contabilizou cerca 394.370 postagens sobre os temas em páginas, perfis pessoais e grupos públicos da rede social. Ainda é possível visualizar um aumento das publicações durante novembro de 2020, mês em que aconteceram as eleições presidenciais nos Estados Unidos. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!