A Porsche anunciou nesta quinta-feira (17) a chegada ao Brasil do Macan T, primeiro esportivo de quatro portas da marca a receber a denominação antes restrita ao 911 e ao 718.

Para quem não sabe, a letra “T” nos modelos alemães se refere a “Touring” (turismo) e indica máquinas que oferecem uma experiência de direção mais esportiva. O preço público sugerido pela marca para o novo carro no Brasil é de R$ 479 mil.

Posicionado entre o Macan e o Macan S na gama, o Porsche Macan T é equipado com motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 265 cv de potência e 41 kgfm de torque, acompanhado de transmissão PDK de dupla embreagem e sete marchas. O projeto compacto do propulsor, diz a montadora alemã, vem para oferecer “equilíbrio ideal entre peso e desempenho” e permitir melhor aceleração na largada.

Munido com o pacote Sport Chrono como item de série, o Macan T acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e atinge velocidade máxima de 232 km/h.  Em comparação ao V6 biturbo de 2,9 litros, presente em carros como o Macan S e o GTS, a força motriz distribuída pelo Macan T pesa cerca de 60 kg a menos no eixo dianteiro. Por conta disso, o esportivo de quatro portas ganha um ótimo desempenho na arrancada e nas curvas.

publicidade
Porsche Macan T
Porsche/Divulgação

Controle de amortecimento como item de série

Para a versão T, a Porsche abaixou a carroceria do Macan em 15 mm. Por conta disso, esse é o primeiro modelo da montadora alemã a ter um sistema de controle eletrônico de amortecimento, o PASM (Porsche Active Suspension Management), como item de série. O sistema ajusta o amortecimento em ambos os eixos da suspensão, adaptando-se ao terreno ou ao estilo de condução do motorista.

O Macan T também vem com controle de tração, o PTM (Porsche Traction Management), concebido para distribuir a maior parte do deslocamento no carro para a traseira, e controle de velocidade por torque, o PTV Plus (Porsche Torque Vectoring Plus). Este último item, entretanto, é opcional.

Porsche Macan T
Porsche/Divulgação

Design com cor exclusiva

No design, o Macan T destaca elementos em cinza ágata metálico na parte dianteira, lateral e traseira. A cor, exclusiva para o modelo, pode ser vista na pintura dos acabamentos dianteiros, retrovisores externos, side blades, spoiler de teto e logotipos traseiros. As saídas de escape esportivas e os frisos nos vidros laterais são itens de série.

As rodas de 20 polegadas também vêm de fábrica e são pintadas na cor titânio escuro. Já para o exterior, há uma gama de 13 cores sólidas à disposição.

Porsche Macan T
Porsche/Divulgação

Por dentro, o Porsche Macan T vem com assentos ajustáveis em oito posições e estofamento em couro preto com decalques em prata. O volante esportivo possui aquecimento e as portas contam com proteções em alumínio preto. No painel, o motorista tem acesso a um console central com visual de vidro sofisticado e tela sensível ao toque de 10,9” com navegação por satélite.

O novo Porsche Macan T já está disponível para pré-venda no Brasil. As primeiras entregas acontecerão ainda no primeiro semestre de 2022.

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!