Parece um enredo da franquiaPlaneta dos Macacos”, só que na vida real: de acordo com estudo feito pela Universidade de Tübingen, na Alemanha, orangotangos sabem como usar ferramentas como martelos e pedras afiadas para corte. E esse conhecimento lhes vem por instinto, sem nenhum tipo de adestramento.

O estudo foi conduzido com animais do zoológico de Kristiansand, na Noruega. Os dois orangotangos testados nunca foram expostos ao uso das ferramentas, mas receberam um martelo de concreto e uma rocha quadrada. Os dois animais procederam a bater com o martelo nas paredes, mas sem direcionar as pancadas à rocha especialmente preparada.

Leia também

O orangotango Loui, em sua área de conservação na Noruega, instintivamente usando uma pedra pontiaguda: estudo mostra que os grandes primatas podem saber usar ferramentas por instinto, sem nenhum treino
O orangotango Loui, em sua área de conservação na Noruega, instintivamente usando uma pedra pontiaguda como lâmina: estudo mostra que os grandes primatas podem saber usar ferramentas por instinto, sem nenhum treino. Imagem: PLoS/Divulgação

Noutro experimento, duas caixas com iscas foram posicionadas nos viveiros dos animais. As caixas estavam fechadas com tiras de corda e silicone, e pedras afiadas lhes foram entregues: um dos orangotangos imediatamente a usou para cortar as tiras e acessar o conteúdo da caixa.

publicidade

A fim de testar se os orangotangos poderiam aprender o uso das ferramentas por meio de observação, novamente os cientistas voltaram ao experimento do martelo e da pedra quadrada, desta vez entregando-os a três fêmeas dos primatas. Agora, porém, os pesquisadores demonstraram o uso da ferramenta, que foi rapidamente aprendido por uma delas, que passou a bater no canto da pedra preparada e produziu algumas lascas.

“O nosso estudo é o primeiro a relatar que orangotangos não treinados podem espontaneamente usar pedras afiadas como ferramentas de corte”, diz trecho do paper sobre a pesquisa. “Nós também descobrimos que os animais conduzem percussão lítica e que essa atividade ocasionalmente leva à criação ou destacamento de pedaços afiados de pedras”.

A premissa é relativamente simples: desde que as pesquisas antropológicas começaram, em meados da década de 1920, cientistas argumentam que o ancestral comum dos humanos e orangotangos (e outros grandes primatas) pode ter exibido habilidades de uso de ferramentas. Isso foi há 13 milhões de anos, mas o conhecimento pode ser instintivo e perdurado em nosso gênero, a ponto de fazer orangotangos baterem martelos ou usar pedras como lâminas.

O estudo completo foi publicado na PLoS ONE, livre para acesso.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!