Começou a contar nesta quinta-feira (17) o prazo para participar da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Considerada a maior competição científica do país, o evento realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é destinado para estudantes dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio.

Como participar da Olimpíada de Matemática

Matemática, close-up de equações.
16ª OBMEP contou com 17,7 milhões de participantes. Imagem: ShutterStockStudio/Shutterstock

As inscrições devem ser realizadas até o dia 17 de março pelas próprias escolas públicas (municipais, estaduais, federais) e privadas de todo o país através de um formulário disponível no próprio site da OBMEP

A olimpíada ocorre em duas fases: a primeira é composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões. 

A 1ª fase da OBMEP será realizada no dia 7 de junho e os classificados para a próxima etapa farão a prova da 2ª fase em 8 de outubro. 

publicidade

Vale destacar ainda que as provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto e a divulgação dos premiados sai no dia 20 de dezembro. Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.).

No regulamento, os representantes das escolas podem encontrar mais informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na OBMEP. 

Leia mais:

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. 

A 16ª OBMEP contou com 17,7 milhões de participantes e atingiu um número recorde de municípios, alcançando 99,84% das cidades brasileiras.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!