Frequentemente, a Nasa promove desafios mundiais para buscar soluções tecnológicas voltadas para a exploração do espaço. Desta vez, a agência está solicitando a ajuda das pessoas para encontrar alternativas para pousar com segurança futuras espaçonaves no lado oculto da Lua, local onde existem crateras permanentemente sombreadas que podem representar perigo.

Nasa oferece incentivos em dinheiro para desenvolvimento de tecnologias para pouso seguro no lado oculto da Lua. Imagem: Dotted Yeti/Shutterstock

Chamado de Desafio de Aterrissagem de Precisão Noturna nº 1, o programa deverá conceder até três prêmios no valor de até US$650 mil cada (algo em torno de R$3,4 milhões). Para concorrer, os candidatos devem apresentar suas propostas de sensores capazes de detectar perigos de pelo menos 250 metros de altura e processar as informações à medida que o pouso estiver ocorrendo, visando, principalmente, a segurança.

publicidade

De acordo com o regulamento divulgado pela Nasa, as inscrições estão abertas até 5 de maio e as propostas devem ser apresentadas até o dia 19 do mesmo mês. 

Segurança no pouco no lado oculto da Lua é prioridade

Essas tecnologias a serem propostas pelos candidatos, segundo a agência, vai contribuir com seus objetivos de exploração lunar a longo prazo. Suas principais missões incluem o programa Commercial Lunar Payload Services para colocar pequenas naves comerciais na Lua já neste ano, e o Artemis, que tem o objetivo de levar humanos a pisar novamente em solo lunar.

publicidade

Leia mais:

“Este desafio é uma oportunidade emocionante para a indústria oferecer soluções que contribuam com um dos objetivos críticos da Nasa para a exploração espacial e descoberta científica”, disse John Kelly, gerente de missão do programa de oportunidades de voo da agência no Centro de Pesquisa de Voos Armstrong, na Califórnia.

publicidade

A esperança é aproximar as naves espaciais o mais perto possível dos recursos de exploração predeterminados, incluindo gelo de água em crateras permanentemente sombreadas. “Pousar na escuridão ou áreas sombreadas, ainda é difícil mesmo em uma era onde pousos precisos são mais viáveis do que nunca”, diz o comunicado emitido pela agência na quarta-feira (15).

Missões de Marte, como o rover Perseverance que desceu em solo marciano com tecnologia de pouso autônoma em 2021, estão aperfeiçoando a tarefa, mas isso sempre foi feito em plena luz do dia. A Nasa também está procurando por mais avanços em veículos de pouso leves e econômicos.

publicidade

“Este desafio é um passo importante na busca por tecnologias inovadoras que permitirão que missões robóticas e tripuladas busquem pousos em terrenos perigosos”, disse Kelly.

Os sistemas de sensores propostos podem usar radares, sistemas ópticos ou outras medidas, desde que possam criar mapas tridimensionais e detectar perigos durante manobras de pouso alimentadas por foguetes. “Sistemas de sensores bem-sucedidos reduzirão o tamanho, a massa, a potência e o custo além do estado atual da arte”, acrescentou a agência.

O desafio é oferecido através do TechLeap Prize da Nasa, financiado através do programa Flight Opportunities. Outra premiação do programa, chamada Desafio de Observação Autônoma nº 1, visa testar cargas em voos de balões de alta altitude.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!