O Horizon Worlds, principal aposta do Facebook para o Metaverso, acabou de ser lançado oficialmente, mas já passou a marca de 300 mil usuários. A plataforma entrou no ar há apenas três meses e segue disponível só no Canadá e nos Estados Unidos. 

Dentro desse ambiente virtual os usuários podem interagir por meio de avatares digitais que podem ser personalizados como ocorre em games como Roblox e Minecraft. O diferencial aqui é o uso de óculos VR, no caso os Meta Quest (antigo Oculus) que permitem uma imersão muito maior para inserir a pessoa dentro daquele mundo.

Segundo o The Verge, a informação sobre o número de usuários foi feita nesta semana durante uma reunião de lucros da empresa. O diretor de produtos da Meta, Chris Cox, disse que a base mensal de usuários cresceu 10 vezes desde o lançamento do programa. O número não inclui o Horizon Workrooms, uma experiência de conferência VR que depende de um sistema de convite.

Recentemente, a empresa também confirmou que mais de 10 mil mundos virtuais foram criados na plataforma e seu grupo privado no Facebook para criadores agora conta com mais de 20 mil membros. Como o Horizon foi lançado a pouco tempo, ainda não é possível saber se esse crescimento vai se manter nos próximos meses.

publicidade
Facebook cria modo de distanciamento entre avatares após acusação de assédio sexual no Metaverso
Imagem: Meta

Acusação de assédio no Metaverso de Horizon

Leia também!

De acordo com o site The Verge, uma usuária disse que teve seu avatar “apalpado” por outra pessoa desconhecida dentro do ambiente virtual. A mulher ainda denunciou outros usuários que estavam no local e não prestaram ajuda ao presenciarem o incidente no Plaza, o ambiente de interação central do Horizon Words.

De acordo com o site The Verge, uma usuária disse que teve seu avatar “apalpado” por outra pessoa desconhecida dentro do ambiente virtual. A mulher ainda denunciou outros usuários que estavam no local e não prestaram ajuda ao presenciarem o incidente no Plaza, o ambiente de interação central do Horizon Words.  Por conta disso, o Facebook anunciou uma nova ferramenta para evitar que isso ocorra. A função faz com que os usuários precisem manter um distanciamento mínimo de um metro uns dos outros. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!