Todos que consultaram o site disponibilizado pelo Banco Central (BC) e viram que há dinheiro esquecido a receber estão ansiosos. Mas, vai ser preciso esperar um pouco. Os brasileiros ou empresas com os recursos vão ter que esperar 12 dias úteis para por às mãos no dinheiro. Esse é o prazo que as instituições têm para fazer caso a modalidade de pagamento escolhida seja o Pix.

E para que os bancos consigam fazer o Pix para o cidadão, esse precisa informar uma das chaves cadastradas e os dados pessoais, caso a instituição precise entrar em contato, no Sistema de Valores a Receber (SVR).

Leia mais:

Por outro lado, se o banco em questão não oferecer essa modalidade de pagamento aos beneficiários, o Banco do Central vai informar telefone e e-mail da instituição para que o cliente receba os valores devidos. As solicitações de devolução começam no dia 7 de março.

publicidade

Esse calendário depende da data de nascimento do cliente. Aqueles nascidos antes de 1968 têm até 11 de março para consulta e resgate, com a repescagem marcada para o dia 12 de março. Quem nasceu entre 1968 e 1983 ficam com as datas de 14 a 18 de março, e os retardatários no dia 19. Por fim, os mais jovens, nascidos depois de 1983, de 21 a 25 de março e dia 26 na repescagem.

Dinheiro, Real Moeda brasileira
Cerca de R$ 8 bilhões devem ser devolvidos aos brasileiros em 2022. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Depois da primeira consulta, o cliente recebe uma data e horário para voltar a consultar o valor e resgatar o saldo. O Olhar Digital preparou um tutorial ensinando como realizar a consulta e se proteger de golpes. Lembrando ainda que é preciso ter uma conta nível prata ou ouro no aplicativo Gov.br.

O Banco Central do Brasil vai liberar um novo lote com consultas no dia 2 de maio. Assim, aqueles que não foram contemplados agora, podem receber depois. A estimativa é de que R$ 8 bilhões sejam devolvidos aos brasileiros neste ano de 2022.

Via: G1

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!